4 Benefícios da LGPD Para as Empresas

benefícios da LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados coloca o Brasil como referência em segurança de informações sensíveis. Ainda que estar em conformidade com a nova legislação signifique um investimento extra para as empresas, a verdade é que há vantagens também. Prossiga na leitura e saiba como os 4 benefícios da LGPD abaixo podem ajudar o seu negócio!

A Geração de Dados Cresce em Ritmo Frenético

Ao estabelecer responsabilidades e garantias às empresas, as novas regulamentações de dados causam profundo impacto aos negócios. Estima-se que 90% dos dados gerados em todo o planeta foram produzidos nos últimos anos! Esse é um claro indício de que, cada vez mais, as empresas devem atuar em suas atividades com responsabilidade, segurança e respeito à privacidade. 

A adequação necessária para atender a nova regulamentação, que já está em vigor, pode ser considerada sinônimo de grandes custos às empresas. Entretanto, é possível entender a legislação como algo positivo. Confira a seguir os principais benefícios da Lei Geral de Proteção de Dados para seu negócio:

1. Melhora no relacionamento com o cliente através da confiabilidade e respeito à privacidade

Pela necessidade do consentimento para captação e tratamento de dados pessoais, além de deixar clara a finalidade da coleta de dados, o cliente terá conhecimento integral sobre o uso de suas informações de forma transparente, o que contribui para uma maior credibilidade social e alcance positivo do público-alvo

Além disso, a navegação nos sites deverá ser mais prazerosa devido à redução de publicidade e anúncios não solicitados. Assim, um dos benefícios da LGPD é aumentar consideravelmente a probabilidade de proximidade dos clientes com as organizações que sejam do seu real interesse. Com abordagens menos invasivas e melhorando a experiência do clienteo interesse do consumidor tende a crescer naturalmente para determinada marca ou produto. 

2. Aumento da segurança jurídica para atuar através de dados pessoais

A LGPD determina regras para o tratamento de dados pessoais, onde garante a privacidade e segurança dessas informações em qualquer país que seja coletado, devido sua aplicação extraterritorial. Além disso, a legislação coloca o Brasil em alinho com outras regulamentações através do globo, garantindo-nos a reputação de ambiente seguro para o pleno tratamento e uso de dados pessoais – o que é fundamental.

Estando em conformidade com a GDPR (lei de proteção de dados pessoais da Europa), a regulamentação permite que empresas nacionais possam tratar dados pessoais eventualmente coletados no território da União Europeia, sem complicações e transtornos à empresa ou aos titulares dos dados. É ou não é um dos grandes benefícios da LGPD? 

3. Segurança cibernética aprimorada para usos determinados

Ao tratar com seriedade a privacidade e o uso de dados pessoais, as empresas vão engajar na tendência de criar fluxos de trabalhos mais conscientes dessas informações e, por consequência, mais seguros também. Devido às altas sanções, a preocupação com a infraestrutura de dados pessoais passará a vir em primeiro lugar, trazendo consideráveis mudanças no processo de proteção cibernética 

É importante que estas alterações entrem em vigor para trazer políticas claras de segurança, que reduzem os riscos de uso inadequado de informações pessoais, invasões, violações ou vazamentos. 

4. Valorização do marketing e aumento de sua produtividade

Continuando a lista de benefícios da LGPD para sua empresa, lembramos que eliminar informações pessoais irrelevantes ao negócio (minimização) propiciará aumento na qualidade das informações realmente decisivas e necessárias às empresas, com bancos de dados alimentados por informações de clientes verdadeiros e relevantes.  

O uso de dados reais e atualizados possibilitará uma comunicação clara com a sociedade, com mensagens coerentes de acordo com as necessidades e desejos do público a ser impactado, onde os investimentos serão utilizados de forma assertiva e inteligente, evidenciando aumento na credibilidade das campanhas. 

Conclusão

A Lei Geral de Proteção de Dados tem potencial para motivar muitas mudanças às empresas que tratam dados pessoais, inclusive criando novos cargos para ajudar nesse importante processo. Não é apenas uma questão de obrigatoriedade com a Lei; os negócios que se adequarem terão a oportunidade de ter acesso aos benefícios que a LGPD traz, bastando ajustar seus processos para colher bons frutos da regulamentação, visando sua reputação a longo prazo. 

Uma nova cultura de proteção e privacidade de dados pessoais deve ser estabelecida, com mudanças significativas no gerenciamento desses dados, trazendo maior organização, controle, centralização de dados adequados, minimizados e que possuam alto potencial na criação de insights estratégicos, com o refinamento dos processos de tratamento e utilização. Isso trará a possibilidade dos negócios trabalharem com informações mais limpas, adequadas e apoiadas em bases legais. 

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