Pilares e Benefícios da Cultura Data Driven

Tecnologia

A cultura Data Driven, quando presente em uma empresa, permite processos orientados por dados coletados, atualizados, qualificados e analisados. Desta forma, a tomada de decisão é totalmente direcionada por informações ao invés de intuições. Neste artigo, vamos fazer um overview da Cultura Data Driven, mostrar os pilares que sustentam essa transformação e apresentar empresas que já se beneficiam com essa estratégia. Boa leitura!   

Overview da Cultura Data Driven 

A cultura Data Driven é um conceito que se refere às organizações que tomam decisões e orientam processos totalmente baseadas em dados. Essas informações são utilizadas para direcionar e controlar os rumos do negócio para otimizar processos, aumentar a eficiência das estratégias e, por consequência, melhorar a receita. 

Nesta estratégia, os dados são peça chave na geração de informações que tem o poder de mudar a empresa e o mercado. Para isso, são utilizadas técnicas de análises de grandes volumes de dados, que permitem uma implementação agilizada de processos de Analytics, possibilitando mudanças a curto e médio prazo. Além disso, com alinhamento dos stakeholders, a cultura Data Driven empodera as empresas com o pleno conhecimento e a capacidade de governar seus dados. Isto requer basicamente: 

  • Adesão de pessoas; 
  • Investimentos que promovam o engajamento entre uma empresa e seus stakeholders. 

5 Pilares da Cultura Data Driven 

Veja a seguir o que é preciso para ser data driven e quais são os pilares que sustentam essa cultura:

Pessoas 

Um dos pilares para suportar toda a transformação causada por essa estratégia são as pessoas. Isso quer dizer que há uma necessidade de reunir pessoal e fazer parcerias que capacitem a empresa a agilizar e efetivar o processo de obtenção de dados relevantes para o negócio, além de ter que treinar os colaboradores para utilizarem a tecnologia da melhor forma possível. A cultura Data Driven transforma o core da empresa e muda a forma com que cada colaborador trabalha em seu dia a dia. 

Processos 

Para que a cultura Data Driven se torne uma realidade benéfica, é preciso ter processos multidisciplinares que envolvem várias áreas da empresa, trabalhando de forma integrada com o intuito de atingir objetivos em comum. Assim, os data silos são substituídos por dados integrados em nuvem, a produtividade individual passa a ser inteligência coletiva, processos são automatizados e a dependência das áreas de TI e BI é substituída por dashboards acessíveis para gestores de todas as áreas

Assets

Os assets se referem às ferramentas digitais que são necessárias para implementar e manter a estratégia. Para isso, são feitas análises de insumos internos, externos e quais os impactos que causam ao negócio. Um bom exemplo é a velocidade de carregamento de um site ou aplicativo. Atualmente, os consumidores não estão mais dispostos a esperar e abandonam sites/aplicativos quando não carregam com velocidade.  

Neste cenário, os impactos são visíveis nos resultados, visto que a empresa depende de dados para se orientar e os clientes abandonam o site ou desinstalam o aplicativo. Assim, fica impossível coletar informações suficientes para identificar padrões, oportunidades, ameaças, etc. 

Dados

Na cultura Data Driven, as informações são um ativo crítico e o Analytics uma competência fundamental. Por esse motivo, os dados (internos e externos) são mais um dos pilares indispensáveis, se não o mais importante, para a estrutura de dados. Outro ponto relevante sobre os dados nessa estratégia é a necessidade de armazená-los em um único repositório, como um Data Lake por exemplo, para possibilitar a exploração e qualificação multidisciplinar desses dados de acordo com as necessidades de cada negócio.  

Tecnologia

O pilar da tecnologia se refere aos meios digitais utilizados para unir todas as fontes de dados e disponibilizá-las com agilidade e eficiência, de maneira que as informações sejam acionáveis para toda a empresa. Um bom exemplo é a implantação de um Data Lake, que permite a união de todas as informações em um único lugar, uma análise de dados visada na solução de futuros problemas, geração de insights inovadores e disruptivos, além de facilitar a implementação da cultura Data Driven e ajudar a promovê-la no negócio. 

5 Empresas Que já se Beneficiam por ser Data Driven

McDonald’s

Cruzando informações em tempo real por meio de plataformas avançadas de marketing, a marca conseguiu otimizar suas campanhas de delivery nos setores onde as entregas pudessem ser agilizadas. Assim, foi obtido um aumento de 58% no ROI (retorno sobre investimento) e de 9% nas vendas, além de um salto na satisfação de seus clientes. 

Walmart

Lembra do tempo que o consumidor não aceita perder esperando pelo carregamento do aplicativo ou site? Com a cultura Data Driven, o Walmart conseguiu identificar que cada segundo a menos no carregamento representava 2% a mais nas conversões. Enxugando em 4 segundos o tempo de carregamento de seu site e aplicativo, a gigante global conseguiu um incremento de 8% em suas conversões. 

Google

Analisando seus dados internos sobre desempenho e satisfação de equipes, o Google identificou que equipes lideradas por gestores mais bem preparados têm um melhor desempenho, são mais felizes e trabalham por mais tempo na empresa. Com isso, a marca que é sinônimo de decisões orientadas a dados, consegue hoje contar sempre com as melhores equipes. Por isso o Google, um dos parceiros da Tenbu, é tão disruptivo e eficiente em todos seus tipos de atuação. 

Amazon

Através de uma jornada orientada a dados, a Amazon consegue basear suas recomendações (muito precisas por sinal) no que os clientes compraram no passado, nos itens que colocaram no carrinho, classificados após a compra e muitos outros tipos de interação que os usuários têm em suas plataformas. Ao integrar recomendações desde a navegação até o checkout, a gigante do comércio eletrônico elevou a experiência dos seus clientes e descobriu que as recomendações de produto realmente impulsionam as vendas e melhoram os resultados. 

Hidrovias do Brasil

Empresa de soluções logísticas integradas, a Hidrovias do Brasil buscava uma solução que entregasse dados confiáveis aos colaboradores que precisam tomar decisões ágeis e assertivas, melhorando a experiência do usuário e gerando insights mais sólidos e dinâmicos. E foi exatamente isso, entre outras vantagens, que a jornada data driven da Tenbu proporcionou à HBSA

Seja Data Driven! Estamos Aqui Para Facilitar Esse Processo

A Tenbu oferece o suporte necessário em toda sua jornada orientada a dados ou em qualquer etapa da implementação – veja nossos Cases de Sucesso. Nosso pessoal é qualificado para desenvolver estratégias baseadas em dados e implementar projetos do começo ao fim, auxiliando a transformação digital de sua empresa. 

Além disso, possuímos parcerias valiosas que aceleram e facilitam a implementação da estratégia de ponta a ponta, como Amazon, Google, Microsoft, IBM, Tableau, Informática e DataBricks. Com as pessoas, processos e tecnologias certas, é possível transformar a sua empresa! 

Entre em contato com nossos especialistas e veja como podemos te ajudar a transformar seus dados em inteligência para o negócio!

Compartilhar conteúdo