No campo, por exemplo, o IoT simplifica a rotina do produtor, contribuindo para o processo decisório sobre a hora de plantar, como plantar, quando regar, como colher e, até mesmo, como distribuir. 

Já em uma fábrica, o IoT dá um passo além na digitalização, conectando estoques e ativos da produção e colhendo dados que vão contribuir para que as equipes gestoras tenham insumos para melhorar o desempenho. Além disso, permite uma solução rápida de problemas; em muitos casos, eles nem precisam, necessariamente, acontecer para que se apresente uma solução. 

Esse breve resumo mostra que a análise de IoT aumenta o lucro dos mais diferentes negócios. Siga na leitura e saiba o porquê! 

Análise de IoT aumenta o lucro na Indústria porque promove inovação e eficiência 

Quais são os principais fatores que podem desencadear perdas de tempo, produtividade ou vendas em sua empresa? Não é raro que empresas se coloquem diariamente frente a problemas que exigem a execução de processos longos, que demandam a atenção de diversas equipes. E o pior é que, muitas vezes, poderiam ser evitados com um processo de análise de dados em tempo real! 

Antecipar problemas produtivos ultrapassa a ideia do estoque organizado, o maquinário em operação ou, ainda, a linha de produção trabalhando de forma coesa. Através de IoT, é possível acessar dados que, entrecruzados, podem fornecer gatilhos essenciais para a resolução antecipada de demandas.  

Assim, a Internet das Coisas eleva a produtividadediminui paradas não programadasagiliza os processos de correção – feitos de modo preventivo – e aumenta a qualidade da produção, tornando-a mais ágil. 

Além disso, também automatiza processos repetitivos, diminuindo falhas e permitindo que o colaborador possa usar todo o seu potencial para funções mais estratégicas – e lucrativas para a empresa. 

 A conta é simples: oferecendo melhor eficiência operacional, a análise de IoT aumenta o lucro na indústria. 

O impacto do IoT nos resultados do varejo 

O IoT está transformando experiências de consumo no varejo físico e online, do momento em que se prova uma roupa até a sugestão de outras peças para combinar com aquela já escolhida para compra.  

Graças a essa estratégia digital que influencia a decisão de compras do consumidor, o IoT colabora para aumentar o resultado nos pontos de venda.  

E vai além, promovendo a integração de toda a cadeia do varejo, com informações em tempo real, ao realizar análises de toda a operação, antecipando situações que podem afetar os resultados do negócio. Como, por exemplo, a alta procura por determinado item do catálogo, permitindo repor o estoque sem perder vendas. 

A Análise de IoT aumenta os lucros também, porque identifica padrões de consumo, itens mais vendidos, mercadorias com vendas baixas, etc. Com esses dados, é possível tomar decisões rápidas e assertivas que vão refletir em resultados mais positivos. 

Análise de IoT aumenta o lucro do agronegócio 

Com o auxílio da Internet das Coisas, o gestor do agronegócio tem ganhos significativos pela otimização de seus sistemas produtivos. É possível, por exemplo: 

  • Liberar ração aos animais por meio remoto; 
  • Fazer rastreamento de animais por toda a fazenda; 
  • Acionar vários tipos de máquinas remotamente. 

Tendo equipamentos conectados à internet, também é possível a visualização de informações em tempo real, bem como facilita o acompanhamento de operações de modo simultâneo, em mais de uma fazenda. 

Por otimizar os sistemas produtivos, garantindo dados confiáveis para ações rápidas e assertivas, o IoT coloca a fazenda na palma da mão de seus gestores. 

Bancos: como IoT pode colaborar? 

O uso de IoT aumenta o lucro em instituições financeiras, pois amplia a segurança digital, aumentando a precisão na verificação de identidade. Além disso, permite oferecer serviços personalizados aos clientes, bem como possibilita à instituição usar a análise de informações para criar novos produtos ou serviços 

Resumindo, mas não fechando o assunto, os principais benefícios da análise com base em IoT para os bancos são: 

  • Maior capacidade de investimento e organização dos processos; 
  • Capacidade de tomar decisões assertivas em um menor espaço de tempo. 

Análise de IoT gera melhores resultados  

A Internet das Coisas, pouco a pouco, ganha espaço graças à sua capacidade de realizar tarefas cada vez mais complexas à distância. Ou, ainda, determinar toda uma cadeia de ações e reações – veja como melhora a eficiência energética, por exemplo. 

No entanto, as organizações que forem capazes de explorar o potencial do IoT para ter uma visão 360o do negócio, bem como planejar suas ações, sairá na frente.  

Portanto, se você deseja usar essa estratégia para alavancar seus resultados, fale com os especialistas da Tenbu. 

FALAR COM ESPECIALISTAS DA TENBU 


Comentários: 0

Ainda não há comentários neste post. Seja você o primeiro a comentar!

Deixar um comentário