Adotar análises IoT na indústria permite entender o funcionamento das máquinas, identificando eventos que podem afetar a produção, além de oferecer informações sobre os ativos em todo o processo produtivo. Com a capacidade de monitorar dados em qualquer horário e local, ações podem ser implementadas rapidamente, evitando ociosidade produtiva. Também impede que uma falha cresça e se torne um problema de grande escala.
Com essas análises, a adoção de indicadores de desempenho, em especial o OEE – Overall Equipment Effectiveness (Efetividade Geral do Equipamento), ganha maior eficiência. Isso porque o IoT detalha informações relevantes dos ativos em tempo real e com agilidade. Acompanhe neste post como a análise IoT na Indústria ajuda a evitar as 6 principais perdas, medidas por OEE, e que levam à queda na produção.
Análise IoT na Indústria Aumenta a Produtividade
O Overall Equipement Effectiveness é um indicador-chave de performance. Considerado uma ferramenta de excelência para monitorar e melhorar o índice de eficiência no processo produtivo, o OEE avalia a disponibilidade, desempenho e qualidade dos ativos. Em cada um desses itens analisados, existem dois pontos que exigem identificação, bem como correção ágil, para evitar perdas. Acompanhe:
- Disponibilidade: falha no equipamento, configurações e ajustes;
- Desempenho: paradas menores e velocidade reduzida;
- Qualidade: defeitos de processo, rendimento reduzido.
A análise IoT na Indústria facilita a identificação dos 6 pontos de perda na produção, o que significa maior produtividade, maior vida útil dos ativos e, claro, redução de custos. Acompanhe na sequência as 6 perdas avaliadas em OEE e veja como podem ser evitadas, ou minimizadas, com IIoT.
1 – Redução de Falhas do Equipamento
O tempo de inatividade em função de equipamentos quebrados é a principal fonte de perda de produtividade. A análise na Indústria reduz a paralisação não planejada, ajudando os gestores a monitorarem os equipamentos, mantendo-os em pleno funcionamento. O uso de algoritmos para identificar cenários que geralmente precedem uma falha torna as fábricas mais inteligentes, com a adoção de serviços preditivos.
A manutenção do equipamento antes que ele deixe de funcionar melhora o tempo médio entre falhas. Isso porque minimiza a interrupção com quebras que causam efeitos em cascata e se transformam em grandes perdas de produtividade. Ter as informações certas ajuda a equipe de manutenção a preparar as peças, ferramentas e conhecimentos corretos, reduzindo o tempo de reparo e evitando retrabalho.
Nem todos os problemas podem ser previstos, mas uma identificação rápida e o conhecimento real da situação, minimizam a interrupção, auxiliando em um reparo rápido.
2 – Minimizar a Necessidade de Configurações e Ajustes
Assim como a perda anterior, esta perda de OEE afeta a disponibilidade dos ativos. Contudo, as pausas planejadas para configurações, trocas e ajustes são importantes. Sendo assim, a saída é usar as informações proporcionadas por IoT para reduzir ao máximo essas paradas, bem como torná-las mais ágeis quando necessárias.
O IIoT ajudará a rastrear a frequência e duração reais desses eventos, além de permitir identificar anomalias ou tendências que podem indicar problemas ou oportunidades de melhoria. Com dados confiáveis e em tempo real, o gestor terá acesso a insights que vão colaborar para tornar essas providências mais eficientes e rápidas.
3 – Minimizar as Paradas Menores
Primeiramente, o IoT vai reduzir a necessidade de ajustes no processo, marcando as especificações com mais precisão, com base na análise do desempenho anterior. Além disso, também pode fornecer insights sobre quais ativos exigem mais paradas e usar o aprendizado de máquina para identificar as causas que podem ser corrigidas. Finalmente, a análise IoT pode identificar preventivamente situações que podem causar pequenos atrasos, resolvendo-os antes que afetem a produtividade.
4 – Evitar Velocidades Reduzidas
O IIoT identifica maneiras de operar em capacidade total sem causar interrupções, permitindo identificação rápida de problemas devido à falta de latência. Os tempos de ciclo lentos são frequentemente devidos a falhas de equipamento. A análise leva à uma identificação proativa e permite que a máquina permaneça nas melhores condições de operação.
Todavia, velocidades lentas também podem ser consequência de um processo de produção abaixo do ideal, que pode ser identificado. Além disso, também é possível corrigir problemas com uma atualização remota da configuração do equipamento ou controles para melhorar sua performance, bem como transformar seu negócio.
5 – Reduzir Rejeitos da Produção
Os defeitos do processo prejudicam o rendimento da produção lucrativa, desperdiçando tempo e materiais. A análise loT desempenha um papel significativo na melhoria do rendimento e na redução do desperdício, por meio do monitoramento da produção em tempo real. Por exemplo: o IloT pode monitorar dispositivos de medição automatizados e detectar rapidamente uma produção fora das especificações.
Além do mais, pode garantir que as configurações do equipamento estejam corretas. Assim, identifica tendências ou desvios de especificações e faz os ajustes para que a produção fique dentro das tolerâncias.
Também pode ajudar a fornecer informações valiosas para garantir a qualidade do processo produtivo. Finalmente, a Análise loT na Indústria “fecha o ciclo”, fornecendo informações reais, visando melhorias que vão da produção à satisfação do cliente.
6 – Minimizar o Rendimento Reduzido
A última perda de OEE, rendimento reduzido, está intimamente relacionada aos defeitos do processo. Normalmente são perdas não relacionadas a problemas operacionais como, por exemplo, falhas na inicialização do processo ou de configuração. Com a Análise loT, o gestor e toda a equipe têm maior visibilidade da produção, identificando tendências e anomalias. Assim, as soluções são mais rápidas, garantindo maior qualidade da operação.
Vale lembrar que os resultados obtidos com o aperfeiçoamento do processo produtivo melhoram a lucratividade da organização e, como consequência, os seus resultados.
Agora que você conhece as seis principais perdas de produtividade, descubra como garantir todos os benefícios da Análise IoT na Indústria.