Automação de operações que diminui falhas nos processos industriais

redução-de-falhas

A automação de processos gera diversos padrões de desempenho que são monitorados no cotidiano quase que em tempo real. Este monitoramento ocorre em cada ativo individual e monta o escopo de todas as atividades gerais de cada departamento, fazendo com que o gerenciamento ocorra de maneira global, aferindo também todos os componentes individuais da produção.

Essa eficiência digital remove rapidamente possíveis gargalos através da integração de gerenciamento, evitando descompassos no desempenho que podem ocasionar queda ou parada dos fluxos produtivos dos negócios.

As indústrias naturalmente lidam com diversos processos onde a execução de cada passo depende de uma atividade anterior. Pensando nisso, padronizar o gerenciamento para um controle mais preciso dos ativos representa, além da conformidade com os rígidos parâmetros de qualidade, inúmeros ganhos relacionados à produtividade e fluidez em cada etapa, sem que seja necessário aumento de espaço físico, ativos ou colaboradores.

A automação é uma forma de organizar e conhecer todos os processos, onde se passa a ter mais controle da manutenção de uma máquina ou departamento inteiro, sem que determinado ativo pare ou afete o produto de maneira dramática. Por sua vez, a gestão pode ser centralizada na produção e também direcionada à necessidade de cada departamento, para que a comunicação do ambiente seja precisa, sem disponibilidade de informações irrelevantes ou dados que podem confundir a tomada de decisões e influenciar na estratégia organizacional.

Deste modo, acompanhar cada etapa e detalhe da operação se torna mais simples e natural, com uma leitura de produção pensada para trazer agilidade sem que necessite de maiores investimentos. É importante ressaltar que uma estrutura de coleta, maturação e disponibilidade de dados eficiente influencia diretamente na redução de custos por oferecer uma leitura profunda em setorização de funções, dentro de uma acessibilidade rápida que promove uma análise de informações de diversos pontos da produção.

Essa leitura mais dinâmica dos processos impactará diretamente na correção de falhas que, em situações tradicionais, não são verificadas rapidamente, causando custos que podem ser remediados quando a gestão de ativos é apoiada em soluções digitais. A automação de processos é também um aspecto importante para a Jornada Data Driven, da qual temos uma postagem falando sobre o passo a passo de iniciação.

Compartilhar conteúdo

jornada Data Driven

Business Analytics

Tenbu Self Services Analytics

Data Storytelling

Ciência de Dados

Modelos de Machine Learning

Machine Learning para Supply Chain

jornada Cloud Computing

Azure

AWS

IBM

Indústria inteligente

Eficiência Energética

Redução de falhas

Manutenção Preditiva

IoT

Governança de dados e LGPD

LGPD OneTrust

Visão Integrada de Produtos e Clientes