6 Benefícios da Governança de Dados Para Seus Negócios

beneficios-da-governanca-de-dados

Usufruir dos benefícios da Governança de Dados é fundamental para aprimorar as análises estratégicas e garantir a integridade e segurança das informações utilizadas na tomada de decisões. Essa estratégia é um agrupamento de padrões, processos, práticas e políticas, utilizado para gerenciar dados de forma segura e confiável a fim de qualificá-los para que se tornem recursos significativos na tomada de decisões. 

Uma empresa que atua com Governança de Dados consegue fazer com que suas informações sejam coletadas, armazenadas com segurança, tratadas de maneira adequada e guardadas de maneira estratégica para que o acesso seja simples e sua localização facilitada. De uma maneira resumida, é uma forma de separar o “joio do trigo” para identificar oportunidades e ameaças, tornando o fluxo de trabalho das análises de dados mais refinado, ágil e permitindo que as informações certas sejam disponibilizadas para as pessoas certas, no momento em que precisam

Neste conteúdo, mostraremos 6 benefícios da Governança de Dados e como os administradores de TI, profissionais de BI e autores de conteúdo atuam para promovê-los dentro de uma corporação. 

 

Os 6 Benefícios da Governança de Dados 

Ter total controle sobre as informações é um fator imprescindível para uma empresa que quer se destacar perante a concorrência, principalmente neste cenário completamente digitalizado e analítico. Os benefícios da Governança de Dados permitem que o gerenciamento das informações seja um meio de otimização dos negócios que afete todos os níveis de uma empresa.  

Assim, é possível melhorar o processo de tomada de decisão, operar com transparência interna e desenvolver processos mais eficazes. Tudo isso a partir das informações geradas e coletadas na própria empresa, garantindo a segurança dos dados. Desta forma, a organização consegue usufruir dos 6 benefícios da Governança de Dados e evoluir para outro patamar, com capacidade para integrar outras metodologias e tecnologias inovadoras até se tornar completamente Data Driven. Agora vamos aos benefícios: 

1- Gerenciamento de Fontes de Dados 

Nesta área, os administradores e/ou profissionais de TI têm o poder de fornecer acesso a fontes de dados de acordo com as necessidades estratégicas do negócio, suas políticas e os procedimentos de utilização de dados dentro da organização. Assim, os autores de conteúdo podem definir, gerenciar e atualizar os modelos pré-determinados para a realização de análises. 

2- Dados de Qualidade 

As equipes de TI e BI podem definir os melhores processos de validação de dados e gerar confiança na precisão das informações para que sejam realmente qualificadas para a tomada de decisão. 

Já os autores de conteúdo, no que se refere a qualidade das informações, são capazes de capturar e expor regras de limpeza de dados aplicadas aos modelos de publicação de dados. Dessa forma, facilitam e agilizam a identificação e compreensão das informações relevantes. 

3- Aprimoramento e Preparação de Dados Brutos 

Com a Governança de Dados, os times de Ti e BI podem criar processos para gerenciar dados de diversas origens e prepará-los para análise. Assim, a equipe de conteúdo consegue coletar e dispor regras de aprimoramento e preparação de acordo com os modelos de visualização de dados utilizados pela empresa. 

4- Segurança dos Dados 

Após a LGPD entrar em vigor, a segurança dos dados se tornou um ponto ainda mais crítico para as organizações. Um dos benefícios da Governança de Dados é o poder que ela entrega para o time de TI e BI definir parâmetros seguros e eficazes para a segurança dos dados e controle de acesso. Com isso, os autores de conteúdo conseguem confeccionar visualizações eficazes para dispor as práticas de compliance de acordo com as leis e políticas de segurança de dados da empresa.  

Sejam nacionais ou internacionais, as normas são consideradas e obedecidas, seguindo o devido tratamento de informações, garantindo que todas as equipes que trabalham com dados executem suas rotinas dentro da conformidade. 

5- Gerenciamento Preciso de Metadados 

Como existe um controle preciso sobre as informações, é possível determinar políticas e processos organizacionais para o gerenciamento dos metadados. A partir da determinação e gerenciamento das equipes de TI e/ou BI, os autores de conteúdo conseguem atualizar e expor esses metadados para os usuários interessados

6- Monitoramento e Gerenciamento Acurado dos Dados 

O sexto benefício da Governança de dados está no poder e na facilidade que ela entrega para o pessoal de TI e/ou BI monitorar e auditar o uso de dados para garantir a conformidade e utilização adequada dos ativos de informações. Desta forma, os autores de conteúdo conseguem monitorar e acompanhar as métricas de uso por meio de modelos de dados já gerenciados e centralizados. 

Governança de Dados Não é Complexa, Mas Requer Experiência

Ter controle e gerenciar as informações são, sem dúvidas, as maneiras mais eficazes para aproveitar todos os dados que circulam na empresa. Utilizar com inteligência todo o conteúdo coletado, produzido e disposto é uma forma de gerar diferencial competitivo. Entretanto, usufruir dos benefícios da Governança de Dados está cada dia mais complexo, visto que a quantidade de informações não para de aumentar e demanda cada vez mais profissionais qualificados e ferramentas tecnológicas inovadoras.  

Sem isso, todo o esforço aplicado para gerenciar as informações da empresa é descartado, pois com o volume gigantesco e crescente de informações, as ferramentas comuns, como planilhas eletrônicas e o capital humano, não conseguem comportar tantos dados e separar o útil do dispensável. Por esses motivos, para implementar a governança de dados e garantir sua boa manutenção, é indispensável contar com o parceiro certo nesta jornada! Uma empresa experiente conseguirá determinar quais os melhores métodos e ferramentas para evoluir o negócio em todos os níveis. 

Aqui na Tenbu, contamos com um time de especialistas em Governança de Dados, BI e Cloud Computing para garantir que os benefícios da governança sejam efetivamente aproveitados. Nosso time de governança desenvolve, arquiteta e opera os dados para alinhar e controlar as rotinas, garantindo a consistência e disponibilidade de visualização para que nada realmente relevante seja descartado e/ou passe despercebido. Além disso, implementamos processos de BI para que os dados se tornem suporte para as decisões. Tudo isso com documentação, conteúdo e gerenciamento de metadados para garantir a qualidade e segurança das informações. 

Para complementar seu conhecimento, leia nosso guia que aborda um tema importante dentro do mundo dos dados, o Data Lake

 COMO FAZER A GOVERNANÇA DE DADOS EM DATA LAKE 

Compartilhar conteúdo