Benefícios do Machine Learning Para os Negócios

Screenshot-20220325174820-1

Os benefícios do Machine Learning empoderam as empresas, tornando-as capazes de obter um grande volume de insights utilizando dados estruturados e não estruturados. Um estudo desenvolvido pela Forrester Consulting mostrou que 98% das empresas concordam que as análises são fundamentais para orientar os negócios na tomada de decisões e direcionar suas prioridades.  

É um raciocínio comum entre quase todas as pessoas avaliadas no estudo, mesmo com 40% delas ainda não utilizando análises avançadas ou Inteligência Artificial. Isso porque já é muito evidente que os benefícios do Machine Learning ajudam as empresas a extrair o máximo de valor dos seus dados para adquirir vantagens competitivas, reduzir custos e melhorar os resultados

O Que é Machine Learning, Afinal?  

O Machine Learning (aprendizado de máquina), é uma tecnologia que capacita os computadores a aprenderem de acordo com as respostas requisitadas pelos usuários, fazendo associações de diferentes dados, com origens distintas. Esses dados podem ser letras, números, imagens e mais uma infinidade de tipos que a tecnologia pode identificar. Isso é possível, pois os algoritmos utilizados têm uma estrutura de programação diferente de outros softwares e sistemas, os quais possuem um conjunto de regras para entregar uma resposta por meio do processamento de informações inseridas. 

A estrutura de programação do Machine Learning possui algoritmos desenvolvidos a partir dos dados que serão analisados e das respostas esperadas. Depois de analisar essas informações, o sistema cria suas próprias regras de análise ou perguntas a serem levantadas que podem ter resultados interessantes para o usuário. 

Essa tecnologia entrega uma vantagem competitiva adquirida por meio de máquinas desenvolvidas que não dependem de percepção, descrição, interação e/ou interferência humana para encontrar respostas que solucionem novos tipos de decisões. Ao mesmo tempo que a tecnologia abre um novo leque de percepções, ela também reduz os custos de funcionamento quando comparada a outros tipos de análises avançadas. Além disso, o Machine Learning permite que as organizações descartem as análises descritivas, que são voltadas em dados do passado, e comecem a ter decisões autônomas, que visam o cenário futuro sem a necessidade de pessoas para realizar as previsões.  

Machine Learning Analisa Dados de Todos os Setores da Empresa 

Uma grande característica do Machine Learning é seu poder de entregar benefícios organizacionais em todos os setores de uma empresa. Vejamos alguns exemplos: na área de marketing e vendas, é possível analisar o comportamento dos consumidores e, a partir das informações coletadas, recomendar os produtos que mais se encaixam no perfil de cada pessoa analisada através de diversos canais de interação ou influenciar o comportamento dos clientes. 

Para a logística, quando integrado com sensores e a alimentação do estoque, o Machine Learning pode estabelecer uma correspondência entre inventário físico e contábil, além de informar sobre as reservas e demandas futuras de recursos produtivos. Já na produção, quando combinado com sensores, o Machine Learning pode unir os dados de múltiplos dispositivos e encontrar formas de otimizar processos, reduzir riscos e melhorar o tempo de produção

Machine Learning Para Maior Competitividade  

Por ter a capacidade de solucionar problemas por conta própria e prever cenários com mais agilidade e facilidade que as análises convencionais, o Machine Learning oferece um enorme potencial competitivo para as empresas. Alguns exemplos são: rastreamento de doenças para a medicina, análises meteorológicas para o agronegócio, avaliação de defeitos na manufatura e refinamento de processos, otimização de estoques, além da entrega de previsões muito mais precisas para todos os segmentos do mercado

Machine Learning Para Redução de Custos

Neste mundo direcionado por dados, informações em volumes gigantescos são acrescentadas ou alteradas continuamente todos os dias. Por fim, as aplicações utilizadas com o Machine Learning tem um custo menor para realizar análises avançadas. Isso porque as técnicas utilizadas no Machine Learning podem ser facilmente integradas com múltiplas máquinas, sensores e dispositivos, dispensando o uso de uma única plataforma high tech de alto custo. 

Como Garantir os Benefícios do Machine Learning em Seus Negócios? 

Para usufruir dos benefícios do Machine Learning, é fundamental contar com especialistas nos algoritmos da tecnologia, em estatística, probabilidade, métodos de treinamento de inteligência artificial, entre outras qualificações. Assim, é possível garantir que o uso do Machine Learning seja pleno, com modelos preditivos ajustáveis e, por consequência, menos profissionais para ajustar a precisão e confiabilidade das respostas obtidas com as análises. 

A Tenbu conta com profissionais especializados no assunto, certificados nas melhores soluções do mercado para Ciência de Dados, além de diversos projetos entregues e Casos de Sucesso! Sugerimos a leitura do nosso Caso de Sucesso premiado com a Hidrovias do Brasil, sobre Otimização de Combustível.

Gostou do conteúdo apresentado? Então continue acompanhando o blog da Tenbu, onde falamos sobre diversos temas do mundo de dados, como Machine Learning, Inteligência Artificial, IoT, entre outros! Sugerimos começar pela leitura do artigo: 

Eficiência Energética: IoT e Modelos de Machine Learning 

Compartilhar conteúdo