Business Analytics Prepara Sua Empresa Para o Futuro

business analytics prepara sua empresa

Além de preparar as empresas para os desafios atuais, o Business Analytics também identifica ameaças e oportunidades, dando uma perspectiva do que esperar para o cenário futuro; mas não acaba por aí! Conhecer a fundo e gerir todos os níveis do negócio ajuda a ganhar competitividade, melhorar os resultados e expandir os horizontes. O Business Analytics tem esse poder, porque é uma ferramenta de gestão com abordagem focada nos dados, unindo inteligência do negócio e análises preditivas

Todos os dias uma empresa gera, trata e compartilha um alto volume de dados, que aumenta em quantidade e complexidade numa velocidade desenfreada. Tratá-los de maneira analítica permite que os gestores prevejam resultados e tomem decisões mais ágeis e assertivas. Por esses fatores, a área de Analytics em geral ganha cada vez mais espaço nos negócios. Hoje, deixou de ser uma estratégia exclusiva de empresas inovadoras e se transformou numa ferramenta necessária para o sucesso de qualquer corporação que lide com dados. Se você pretende dar um passo além e levar sua empresa cada vez mais longe, este artigo foi feito para você. Confira! 

Como o Business Analytics Prepara Sua Empresa Para os Desafios do Mercado Atual? 

Primeiramente, o Analytics dispões os insumos necessários para a tomada de decisões sobre processos, produtos, procedimentos, produtividade e etc. Vale ressaltar que é necessário, ainda mais com a chegada da LGPD, um investimento em Governança de Dados; ela será responsável por trazer segurança e confiança aos dados. Com o desenvolvimento do Business Analytics, é possível uma análise de dados aprofundada, ágil e que evidencia o quê, quando e como as coisas estão acontecendo.  

Além disso, é possível obter respostas sobre o motivo do acontecimento de eventos passados e como agir da maneira correta com as previsões do cenário futuro. Resumidamente, a análise de dados em tempo real ajuda os gestores a: 

  • Esclarecer eventos presentes dentro das corporações; 
  • Prever e se preparar para o esperado e inesperado.  

Ou seja, promove um controle analítico da atual lacuna de processos para o planejamento estratégico futuro. Isso é uma forma de capacitar a gestão para tomar decisões com base em dados precisos e em tempo real. Entretanto, como o Business Analytics prepara a empresa de modo eficiente e prático se esse resultado é complexo? A resposta está em contar com a expertise de profissionais experientes em análise de dados, suas vertentes e tecnologias integradas para implementação e manutenção.

Desafios do Analytics Podem Ser Superados Com a Parceria Correta

Os desafios e complexidades existem, pois as análises do Business Analytics são feitas a partir de informações de várias origens distintas e em um volume gigantesco, que precisa de tratamento adequado para se transformar em insumos valiosos para o negócio. O foco e objetivo desta ferramenta de gestão é entregar insights valiosos para promover a competitividade de uma empresa, alcançar metas e objetivos.  

Sendo assim, todos os departamentos da empresa são afetados para que exista um real ganho na eficiência operacional. É necessária uma transformação definitiva da forma como a corporação trata e apura todos os dados gerados por ela. Ou seja, é necessário democratizar a cultura de dados para que todos os colaboradores entendam o valor da tecnologia e como operá-la da melhor forma possível.

Para realizar análises profundas em um volume tão grande de informações, o Business Analytics requer a integração de uma variedade de ferramentas tecnológicas e de gestão. Confira os exemplos abaixo para conhecer algumas das ferramentas mais utilizadas nas estratégias de Analytics: 

  • Procedimentos de descoberta e reconhecimento; 
  • Data Science; 
  • Business Intelligence – BI; 
  • Big Data
  • Mineração de Dados; 
  • Governança de dados.

Agora que você sabe que o Business Analytics prepara sua empresa para o futuro, como se beneficiar dessa estratégia? Simples: é fundamental contar com o apoio de uma empresa especializada na área. Muitas empresas optam por desenvolver suas soluções em casa, porém o investimento, tempo e esforço para criar uma estratégia orientada a dados internamente acaba sendo muito maior.

Com a parceria certa, você tem o benefício de contar com uma equipe externa que é especializada no assunto e pode trazer novas visões de futuro. A Tenbu tem quase 20 anos de mercado, especializações nos players mais relevantes e diversos clientes atendidos com sucesso. Dê uma olhada em nosso portfólio de Casos de Sucesso e venha fazer parte desse time!

CONVERSE COM NOSSOS ESPECIALISTAS

Compartilhar conteúdo