Business Analytics – Sua relevância na estrutura Organizacional

artigo-business-analytics

Nos últimos anos houve um avanço significativo nos debates entre CIOs, organizações e fóruns empresariais em relação a modelos disruptivos. Soluções inovadoras, como inteligência artificial, machine learning, internet das coisas, governança de dados e automação, lideraram debates, pesquisas e adoção empresarial, e seguem como tendência de aquisição para os próximos anos.

De acordo com a pesquisa realizada pelo IDC (International Data Corporation) em 2011, aponta que uma volumetria significativa de dados está sendo gerada de forma crescente e exponencial.

Em 2020, o mundo vai gerar 50 vezes o volume de dados visto em 2011 e 75 vezes o número de fontes de informação.

Como transformar estes dados em inteligência e subsídios para definição estratégica? Como analisá-los de forma clara, rápida, intuitiva sem demandar de outros departamentos?

Segundo Gartner, o uso de uma Plataforma de Business Analytics pode gerar uma vantagem competitiva perante aos concorrentes, aumentando a performance da companhia e sua assertividade em tomada de decisão. Por isso, a Tableau Software, empresa desenvolvedora deste tipo de solução, que possui mais de 50 mil usuários, e presença global, tem como missão e parte do DNA de todos os seus colaboradores o conceito: “A Tableau ajuda as pessoas a ver e a entender seus dados”.

Tudo começou com três rapazes de Stanford, um cientista da computação brilhante, um professor premiado com o Oscar, e um talentoso empreendedor apaixonado por dados. Eles se juntaram para resolver um dos maiores problemas na área de softwares – tornar os dados compreensíveis para pessoas comuns. Esses foram os ingredientes fundamentais para o Tableau.

Nenhuma empresa se torna diferenciada e destacada na grande massa organizacional, fazendo mais do mesmo. A Tableau adota essa conduta e a repassa aos seus clientes, pois implantar uma plataforma de Business Analytics, exige, muitas vezes, uma mudança substancial nas empresas, de nível cultural e estrutural.

Por sua maestria e expertise na entrega de uma solução de alta qualidade e geradora de impactos relevantes e positivos para aqueles que a implementam e por sua capacidade de execução e amplitude de sua visão, a Tableau lidera pelo sexto ano consecutivo o Quadrante Mágico da Gartner para Plataformas de Análise e Business Intelligence.

Mercado e Tableau se encontram em pontos de conexão, onde de um lado existe uma necessidade de entendimento de dados para transformá-los em algo relevante, e do outro, uma plataforma revolucionária e de aderência em todos os setores industriais.

As empresas e seus líderes estão saturados do modelo atual, onde os controles são totalmente descentralizados, não há uma fonte de dados confiável e a geração de relatórios gerenciais normalmente são demandadas de algum setor específico que, na maioria das vezes, possuem um SLA para entrega destes arquivos.

A Tableau vem justamente para atuar na centralização da informação, consolidação de diversas fontes de dados diferentes, empoderar os executivos para que possam sanar qualquer tipo de questionamento que venham a ter e, mais que isso, propagar por toda a companhia o modelo de colaboração, onde todos os funcionários podem acessar diversos relatórios, e contribuir com sua análise de modo a subsidiar mais ainda o tomador de decisão no final do dia.

Compartilhar conteúdo

jornada Data Driven

Business Analytics

Tenbu Self Services Analytics

Data Storytelling

Ciência de Dados

Modelos de Machine Learning

Machine Learning para Supply Chain

jornada Cloud Computing

Azure

AWS

IBM

Indústria inteligente

Eficiência Energética

Redução de falhas

Manutenção Preditiva

IoT

Governança de dados e LGPD

LGPD OneTrust

Visão Integrada de Produtos e Clientes