SUCESS CASE – Central Nacional Unimed

Success Case

Success Case

Central Nacional Unimed

Modernização da Plataforma e Abordagem para Jornada Orientada a Dados

Central Nacional Unimed

Modernização da Plataforma e Abordagem para Jornada Orientada a Dados

Perfil do cliente

Indústria: Saúde

Empresa: Central Nacional Unimed

Missão: Cuidar da saúde do cliente como operadora nacional, representando, fortalecendo, apoiando e integrando o Sistema Unimed.

Empresa

A CNU – Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde Unimed. Comercializa assistência médica empresarial com abrangência nacional, benefícios especiais e atendimento diferenciado.

Nasceu com a regulamentação dos planos de saúde em 1998.
Atende exclusivamente empresas, sem perder o foco em cada ser humano, com o objetivo de elevar a satisfação dos clientes

O desafio

 Visando melhoria constante no atendimento das áreas de negócio da Central Nacional Unimed, surgiu a necessidade de implantação de um projeto de Modernização de Dados, possibilitando melhoria no mapeamento, governança e integração dos dados
com outros setores da companhia.

A estrutura anterior não permitia profundidade e disponibilidade para exploração dados, dificultando a democratização e insights baseado nos dados. Com isso, apresentou-se o cenário para transformar o ambiente atual do Data Warehouse em um novo ambiente que permita aos usuários realizar análises avançadas, com performance, garantindo maior evangelização e centralização das informações da CNU.

Solução

A solução foi norteada em uma arquitetura cloud, contemplando uma estrutura baseada em camadas, padrões de governança e acessibilidade, tendo como primeiro objetivo suportar todas as definições de negócios existentes e com potencial em escalar e garantir disponibilidade dos dados.
Após implementada a arquitetura cloud, intensificaram-se as possibilidades para atender as áreas de negócio e outras soluções de forma mais ágil.

Alguns dos exemplos foram a disponibilidade das informações para garantir o fluxo de dados na Plataforma de Consentimento – LGPD, que atualmente é subsidiada pelos dados contemplados da nova arquitetura e a elaboração do Modelo Cálculo de Risco Assistencial, que apoia a área de Riscos Assistencial nos indicadores mensais e direcionamentos apurados para a Agência Nacional de Saúde – ANS.

Além de garantir alta disponibilidade para usuários, a arquitetura prevista também garantiu uma área específica para estudos e análises para os times de negócios e data-science, denominado Sandbox.

Para garantir maior autonomia, levaram-se em considerações serviços que possibilitam o potencial de trabalho de diversas linguagens, desde Python, R e SQL – Databricks.
A plataforma cloud utilizada neste desafio foi a Microsoft Azure, agregando os serviços para engenharia de dados (Datafactory), análise exploratória e processos à solução Databricks.

Toda a arquitetura foi baseada no conceito Big Data, suportado pela estrutura Data Lake do ambiente Azure, segregando a estrutura em particionamentos e camadas, garantindo maior agilidade no consumo dos dados, tanto de informações estruturadas como não-estruturadas.

A Tenbu é uma empresa especializada na elaboração e implantação das melhores soluções para o apoio à tomada de decisão de seus clientes.

Nosso negócio é viabilizar decisões inteligentes, bem informadas e que gerem valor. Pesquisamos e integramos soluções de vanguarda de forma criativa e inovadora, agregando e cruzando informações internas e externas com o objetivo de oferecer diferencial estratégico na utilização de dados.

Ajudamos nossos clientes em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis, prevenir e identificar fraudes, obter uma visão 360º de informações internas e externas sobre seus clientes, agregar inteligência cognitiva e big data em seus processos de transformação digital, entre diversos outros temas.