SUCESS CASE – Deloitte

SUCESS CASE – Deloitte

Success Case

Success Case

Deloitte

Population Health Management – PHM

Deloitte

Population Health Management – PHM

Perfil do cliente

Indústria: Auditoria, Consultoria, Assessoria Financeira, Gestão de Riscos, Consultoria Tributária e serviços
relacionados.

Empresa: Deloitte

Empresa

A Deloitte oferece serviços de auditoria, consultoria empresarial, assessoria financeira, gestão de riscos e consultoria tributária para clientes públicos e privados das mais diversas indústrias e setores.

Atende a quatro de cada cinco organizações listadas pela Fortune Global 500®, por meio de uma rede globalmente conectada de firmas-membro em mais de 150 países, com aproximadamente 312.000 pessoas, trazendo capacidades de classe global, visões e serviços de alta qualidade para abordar os mais complexos desafios de negócio dos clientes.

O desafio

O custo da saúde representa, hoje, a segunda maior despesa financeira para as empresas, estando atrás somente da folha de pagamento.

Na perspectiva das operadoras de saúde, a importância do entendimento aprofundado desses custos também se faz necessário, à medida em que, quanto maior a disparidade entre as receitas e o custo da saúde, menor é a margem.

Trata-se de um mercado que inspira cuidados e boa gestão para que não entre em colapso. O objetivo do projeto é desenvolver um produto voltado à gestão do sinistro em saúde.

Devido ao crescimento do mercado, as operadoras passaram a necessitar de mais estrutura, desde infraestrutura e ambiente, até ferramentas adequadas. O desafio da Deloitte consistia em estabelecer uma solução analítica robusta e escalável, estruturando os dashboards para comportar todos os dados de forma segura, garantindo o acesso a indicadores que pudessem contribuir de fato para a gestão de sinistro das operadoras.

Solução

Para apoiar as empresas neste desafio, foi desenvolvida a iniciativa PHM (Population Health Management), uma solução integrada com o objetivo de gerir operacional e assistencialmente a carteira de beneficiários de uma empresa.

A proposta da PHM é reduzir a sinistralidade do plano de saúde por meio da otimização dos gastos médico hospitalares e assegurar uma postura proativa na
administração da carteira de beneficiários (titulares e dependentes), para garantir uma relação comercial de equilíbrio, longevidade e sustentabilidade financeira.

Para o desenvolvimento da PHM, surgiu a necessidade de adequar os processos tecnológicos às necessidades da empresa. O fator determinante para a sua aplicação foi atender os aspectos tanto de infraestrutura, quanto dos serviços de desenvolvimento, utilizando as ferramentas IBM DataStage para a construção dos
processos de ETL, consumindo os dados brutos dos arquivos e disponibilizando os dados refinados na IBM DB2, garantindo assim a sinergia entre os sistemas. Os dados refinados são extraídos e consumidos pelo Tableau, utilizando a tecnologia de
processamento em memória Hyper, a fim de garantir a aceleração da ingestão de dados e o processamento de consultas em análises de conjuntos de dados grandes e complexos, gerando dashboards de forma eficaz e eficiente.

Com o crescimento exponencial da informação, e para atender à necessidade de crescimento de forma sustentável, foi desenvolvido um ambiente no modelo de dados escalável, que possibilita uma melhor organização dos dados, permitindo a governança e segurança dos dados, além de facilitar o entendimento do negócio.

Essa estrutura de ambiente possibilitou menores janelas de carga, atuação precisa em caso de falhas e uma ação precisa na continuação do processo de onde ele parou.
A transformação de dados em análises visuais com a utilização do Self Service Analytics permitiu que os usuários de negócio gerem e analisem seus relatórios indicadores de gestão; eles são habilitados e incentivados a realizar consultas e gerar relatórios por conta própria, tendo autonomia na manipulação dos dados.

Assim, os dashboards permitiram a análise dos indicadores e aprofundamento das avaliações para que seja possível agir de forma rápida e preventiva nos cuidados à saúde dos pacientes e colaboradores.
A solução aplicada ao PHM possibilitou a redução operacional no processamento de dados de grande volume, anteriormente processados de forma local, tendo um ganho qualitativo com o desenvolvimento dos painéis e soluções implementadas.

Como resultados tangíveis, surgiu a possibilidade de processar o mesmo volume de dados que levavam muitas horas em um intervalo de tempo muito menor e a segurança de estar tratando os dados em um ambiente adequadamente formatado para a necessidade dos clientes.

Além disso, houve a contribuição dessa solução para o desenvolvimento de novos negócios para a Deloitte e a segurança de prover indicadores importantes para a tomada de decisão de seus clientes.

A Tenbu é uma empresa especializada na elaboração e implantação das melhores soluções para o apoio à tomada de decisão de seus clientes.

Nosso negócio é viabilizar decisões inteligentes, bem informadas e que gerem valor. Pesquisamos e integramos soluções de vanguarda de forma criativa e inovadora, agregando e cruzando informações internas e externas com o objetivo de oferecer diferencial estratégico na utilização de dados.

Ajudamos nossos clientes em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis, prevenir e identificar fraudes, obter uma visão 360º de informações internas e externas sobre seus clientes, agregar inteligência cognitiva e big data em seus processos de transformação digital, entre diversos outros temas.

jornada Data Driven

Business Analytics

Tenbu Self Services Analytics

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