Conexão Para o Aumento da Competitividade Industrial

Conexão-para-o-aumento-da-competitividade-Industrial

Diversas pesquisas e indicadores, tanto nacionais quanto internacionais, mostram a realidade pouco competitiva da atual indústria brasileira em comparação com o resto do mundo, com problemas muitas vezes estruturais e que dificultam a aquisição de novas soluções que agem para aumento da influência a novas práticas de mercado, além de atuar positivamente na economia do país. Na prática, podemos ver como a maior parte das empresas da indústria brasileira estão se organizando para utilizar sensores IoT e analisar seus dados, enquanto internacionalmente, muitos negócios já colhem benefícios de tecnologias como Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.

Estatísticas

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga, desde 2012, um relatório anual com informações industriais sobre dezoito países. A “Competitividade Brasil: comparação com países selecionados” dispõe de informações sobre diversas nações, incluindo Canadá, China, Rússia, África do Sul, Turquia, Colômbia, Argentina, entre outros. No último relatório divulgado em 2020, o Brasil ficou em penúltimo lugar, estando a frente apenas da Argentina. A avaliação tem o intuito principal de apontar as deficiências e ressaltar eventuais forças do país, convidando as empresas a olharem suas dificuldades e partirem para ações mais efetivas.

Em 2019, o Brasil registrou, pelo segundo ano consecutivo, redução de burocracias para a abertura de empresa, entre outros avanços. No entanto, os ganhos não foram suficientes para o país subir no ranking geral. A ineficiência da atual infraestrutura foi pontuada como um dos motivos de maior discrepância com os outros países analisados. Os fatores Tecnologia e Inovação, além de logística, foram pontos de grande responsabilidade pela posição nacional.

No entanto, o relatório da CNI apenas mostra de maneira formal algumas situações que diversas empresas em todo o território nacional sentem no cotidiano, onde a infraestrutura atual causa inúmeras dificuldades em:

  • Rastreabilidade de ativos: Seja de objetos e veículos móveis, matéria-prima, produto semiacabado ou material final, o rastreamento possibilita identificação precisa do material usado para confecção de determinado produto, ou mesmo os caminhos percorridos em todo o ecossistema da empresa. Além disso, permite a identificação de diversos lotes disponíveis, a real usabilidade de todas as ferramentas no ambiente, identificação de possíveis falhas e as condições ideais para controle de produção e ações de manutenções preventivas para interferir o mínimo possível na produção geral.
  • Gestão eficiente de documentação: Diversas normas regulamentares muitas vezes criam departamentos inteiros desestruturados, com esforços difusos para controle de revisão, armazenamento, validação e organização de regulamentações e certidões que possibilitem atividades essenciais para o segmento que a empresa estiver inserida. A preocupação em organizar tais documentos pode influenciar em ideias estratégicas a serem estabelecidas. Optar por armazenamento digital proporciona disposição de mais espaço físico para outros departamentos, além de permitir o controle abrangente de todas as informações interessantes para a empresa e sua legalidade.
  •  Avaliação massiva de indicadores de qualidade: O controle de qualidade é essencial em qualquer atividade exercida; a infraestrutura possui bastante influência na autoridade sobre as práticas de produção e manter um histórico atualizado sobre estas informações pode diminuir custos através do uso total da matéria-prima, ferramentas e outros ativos essenciais.

Essas deficiências mostram que ainda ocorre falta de investimento na modernização dos negócios. Por mais que o mercado já esteja falando em Indústria 5.0, é fato que esse segmento tem uma mentalidade mais tradicional, não tanto orientada a dados. Por isso, é essencial mudar a mentalidade dos líderes da indústria para que eles vejam o grande potencial que está sendo desperdiçado com a falta de adoção de novas tecnologias e metodologias.

Como Melhoramos a Situação do Brasil?

Uma maneira de preparar empresas para otimização dessas situações, é o apoio em empresas tecnológicas que estejam aptas a auxiliá-las nesta jornada de transformação digital, resguardando soluções que tragam a conexão de todos os processos, de modo a fornecer relatórios precisos, em tempo real, sobre a performance do negócio, incluindo ativos e colaboradores.

Para começar, o ideal é ter certeza que todos, ou pelo menos a maioria dos equipamentos, contém sensores que medem sua performance em tempo real. Com isso, surgirá a oportunidade de utilizar o IoT para coletar e analisar os dados provenientes dos equipamentos, tendo a necessidade de treinar pessoas capazes de utilizar a tecnologia e tomar as melhores decisões com base nas informações. Juntamente com esses dois fatores, será necessário criar processos bem definidos, pois a implementação dessas tecnologias muda a cultura da empresa e a forma como os colaboradores operam diariamente.

Compartilhar conteúdo