Mensure melhor seus resultados e agregue valor à sua experiência, com ciclos de co-criação e ideação.

A visualização de dados consiste na representação gráfica de informações e dados. Usando elementos visuais, como diagramas, gráficos e mapas, a visualização de dados é uma forma acessível de ver e entender exceções, tendências e padrões nos dados.

No mundo do Big Data, as ferramentas e tecnologias de visualização de dados são essenciais para analisar enormes quantidades de informações e tomar decisões impulsionadas por dados.

Soluções analíticas aderentes ao problema de negocio

Integração entre pessoas, colaboração

Resposta rápida para imprevistos e mudanças

colaboração efetiva com o negócio do cliente

Vantagens e Benefícios de Visualizações de Dados de Qualidade

Nossos olhos são atraídos por cores e padrões. Nós diferenciamos de forma imediata o vermelho do azul e um quadrado de um círculo.

A visualização de dados é outra forma de arte visual que capta nosso interesse e mantém nosso foco na mensagem sendo transmitida. Quando olhamos para um gráfico, vemos imediatamente tendências e exceções e internalizamos rapidamente tudo que podemos ver. É como contar histórias, mas com um objetivo claro. Se você já olhou para uma enorme planilha de dados e não conseguiu identificar uma tendência, já deve saber que uma visualização pode ser muito mais eficaz.

Além dos visuais sofisticados e impressionantes serem excelentes ferramentas para comunicar ideias, o benefício final da visualização de dados é a capacidade de tomar melhores decisões.

Estas são algumas maneiras em que a visualização de dados pode ajudar com a tomada de decisão estratégica:

Ver o Panorama Geral: Uma visão clara do desempenho está escondida nas linhas de transações, de interações, de processos, de comportamentos ou de qualquer tipo de dados que você armazene. A visualização de dados permite reconhecer um contexto mais amplo e um cenário de alto nível. Como resultado, será possível observar tendências e identificar padrões que você não conseguiria se estivesse olhando apenas para os números sozinhos;

Identificar a Significância: O esclarecimento visual da história que os dados contam ajuda a identificar insights que levam a uma melhoria da tomada de decisão, planejamento, estratégias e ações. Como está o desempenho, o que precisa ser modificado e onde você deve concentrar seus recursos? A capacidade de entender a significância dos dados gera operações e decisões mais eficazes.;

Tomar Decisões Informadas: Com números concretos e insights tangíveis, você pode ter a confiança de que suas decisões estão apoiadas pelos dados. Com as informações claras sobre o desempenho, você está capacitado com o conhecimento e as ferramentas necessárias para tomar as decisões certas no momento certo;

Controlar Tendências ao Longo do Tempo: Depois que você estabelecer uma linha de base, as tendências começarão a aparecer. Acompanhe o progresso, identifique as tendências e comece a usar os insights para tomar decisões estratégicas informadas. À medida que você define as tendências, as mudanças nos padrões passam a indicar se algo saiu do normal, permitindo que você solucione imediatamente qualquer sinal de diminuição do desempenho;

Self Service Analytics

Diminuir a distância organizacional entre os negócios e a TI depende de uma tecnologia que comporte a quantidade necessária das informações, e ainda disponibilize estes dados às equipes para que possam ser analisados e inseridos nas futuras ações do negócio.

Uma solução de Self-Service Analytics adiciona mais eficácia às empresas ao permitir o uso de dados de maneira rápida e interativa, onde a análise ocorre com expertise feita para maximizar os insights, ao mesmo tempo em que possibilita mais autonomia aos tomadores de decisões, através de visualizações intuitivas e simplificadas das informações a serem analisadas.

Distribuição simplificada

Mais independência na geração de reports e dasboards dos departamentos estratégicos

Uso interativo dos dados

Informações atualizadas em tempo real

Desafogar as áreas de TI, Analytics, BI ou afins

Diminuição dos Data Silos

Disponibilidade das informações em tempo integral e de forma acessível

Automação de Dashboards

A automação de indicadores possibilita uma análise mais completa de diversos momentos da empresa, com informações compiladas dos dados mais relevantes de acordo com área que necessita consumi-los, realizando as provisões futuras de uma forma mais intuitiva e fácil.

Os dashboards automatizados também eliminam o trabalho repetitivo para análise e disponibilidade de relatórios imprescindíveis às equipes técnicas ou estratégicas, viabilizando mais tempo hábil para análise das informações, assim como a rápida tomada de decisão com base em dados seguros.

Informações diversas disponíveis de modo interativo

Distribuição de índices de acordo com a necessidade de cada usuário

Permite um monitoramento de dados em tempo real de todo o cenário organizacional

Maior compreensão de ações a serem tomadas em curto, médio e longo prazo

Segurança e flexibilidade no controle e visualização dos dados

Grandes decisões demandam
análises mais inteligentes

Implementamos soluções para o apoio à tomada de decisão com base em análise de dados.

Tenbu Self Analytics Blueprint (TSAB)

O Tenbu Self Analytics Blueprint tem como objetivo fornecer planos, recomendações e diretrizes concretas ao que tange os fundamentos críticos de um ambiente self-service bem estruturado para formação de organizações de sucesso movidas por dados.

Em cada um dos 4 pilares que sustentam essa proposta de serviço, temos as seguintes atividades que consideramos essenciais:

1

Governança de Dados

Grupo de usuários e controle de acesso

Fontes certificadas

Camadas sandbox

2

Esteira Ágil e Infraestrutura

Desenvolvimento de dashboards

Monitoramento

Manutenção e melhorias

Administração do ambiente

3

Treinamentos e Boas Práticas

Educação

Boas práticas de desenvolvimento

4

Comunidade Ativa e Engajada

Canal de comunicação

Suporte

Qual a diferença entre o Embedded Analytics, Self-Analytics e Business Intelligence tradicional?

Uma das perguntas que mais recebemos é: Qual arquitetura devo seguir? O Self-Analytics, o Embedded Analytics ou o BI tradicional? A resposta é: “Depende do contexto e da necessidade”.

Business Intelligence é um conjunto de sistemas independentes (tecnologias, processos, pessoas etc.) que agregam dados de várias fontes, os preparando para análise e, em seguida, fornecem relatórios e análises sobre esses dados do ponto de vista central. É o mais otimizado para oferecer suporte a decisões de nível gerencial, que exigem visualizações altamente agregadas de informações de um departamento, função ou organização inteira, sempre com níveis de governança elevados. Esses sistemas são desenvolvidos com um grau de complexidade mais elevado e operam especificamente em silos do analista que realiza as análises de dados.

Self-Analytics é o poder da descoberta e da geração de insights na mão do usuário de negócio. Adiciona mais eficácia às empresas ao permitir o uso de dados de maneira rápida e interativa, demonstrado na nossa oferta TSAB (Tenbu Self Analytics Blueprint), onde a análise ocorre com expertise feita para maximizar os insights, ao mesmo tempo em que possibilita mais autonomia para os tomadores de decisão.

Embedded Analytics, por outro lado, é um conjunto de recursos fortemente integrados aos sistemas existentes (como CRM, ERP, automação de marketing e / ou sistemas financeiros) que trazem conhecimento adicional, contexto ou capacidade analítica para apoiar a tomada de decisão, relacionado a tarefas muito específicas. Essas tarefas podem exigir dados de vários sistemas ou visualizações agregadas, mas a saída não é uma visão geral centralizada das informações. São informações direcionadas para apoiar uma decisão ou ação no contexto em que essa decisão ou ação ocorre.

Posts Relacionados

Artigos Relacionados

Downloads

Ebook

Como te ajudamos

Nós da Tenbu atendemos empresas que buscam iniciar a Jornada Analítica, Big Data em ambiente cloud ou empresas que já iniciaram essa jornada e procuram uma consultoria altamente capacitada para apoiar na Modernização de Data Warehouse, melhorias do ambiente analítico, governança de dados, focando nos problemas e dores das áreas de negócio. Através da nossa expertise, conseguimos direcionar os serviços da Azure para atender as necessidades de negócio, independente do porte e volumetria de dados da empresa, implementando Quick Win para agregar e provar o valor do investimento a empresa.

jornada Data Driven

Business Analytics

Tenbu Self Services Analytics

Data Storytelling

Ciência de Dados

Modelos de Machine Learning

Machine Learning para Supply Chain

jornada Cloud Computing

Azure

AWS

IBM

Indústria inteligente

Eficiência Energética

Redução de falhas

Manutenção Preditiva

IoT

Governança de dados e LGPD

LGPD OneTrust

Visão Integrada de Produtos e Clientes