Desenvolvimento Estratégico em Abordagens Multidisciplinares

Desenvolvimento estratégico em abordagens

O atual cotidiano de transformações rápidas exige que as empresas se adéquem forma ágil, onde os processos de trabalho devem ser desenvolvidos para abranger uma melhor comunicação interna e externamente. A definição sobre o sucesso das empresas está muito relacionada a como se adaptam ás mudanças de mercado e a maneira como tais transformações afetam a efetividade estratégica do negócio. Pensando nisso, a agilidade deve ser voltada para representar todos os momentos em que há tomada de decisão, incluindo na gestão de projetos de software, que pode se beneficiar de condições ágeis em seus processos de criação. Neste cenário, a cultura ágil tem sido mais do que apenas uma forma de gerenciamento, se tornando um aspecto da empresa como um todo.

O Que Abrange a Cultura Ágil

Os métodos ágeis ganharam força e apoio com a transformação digital, tendo a necessidade de adaptações durante e pós planejamento, foco em sempre tentar entender e resolver o problema do cliente, com auto-organização e autonomia por parte da equipe envolvida no projeto para tomadas de decisões. Ter o cliente como foco é uma estratégia de sentir e entender melhor o que realmente queremos resolver. O planejamento interativo alinhado com a co-criação permite uma melhor visibilidade dos objetivos que o time deseja atender.

A comunicação entre as equipes, desenvolvedores e principalmente ideação e prototipação, permite que os desejos sejam alcançados, trazendo resultados sempre personalizados para que correspondam do modo mais assertivo às necessidades pontuadas no início do projeto. Além disso, há uma análise das situações de acordo com o decorrer das atividades.

Fast-Track

A gestão de projetos, quando planejada e executada utilizando os princípios do fast-track, impulsiona uma melhor compreensão sobre os problemas que desejamos resolver, enquanto permite em todo seu processo a análise, revisão e controle de situações adversas que possam aparecer. Mesmo que pensado para softwares, o gerenciamento é criado a partir da comunicação clara entre diversos pontos vitais das organizações, onde a equipe desenvolvedora também deve ter autonomia e realizar ações que possibilitem a melhoria da entrega.

O conceito fast-track pode ser entendido como um dos sistemas de gerenciamento dos métodos ágeis, onde a interação cotidiana entre pessoas é incentivada. Isso facilita muito a identificação (quase que em tempo real) das necessidades do dia a dia durante o percurso de entrega da solução, quase que garantindo que a entrega final exceda as expectativas!

Compartilhar conteúdo