Big Data
O enorme volume de dados estruturados e não estruturados disponíveis atualmente, atualizados em tempo real e oriundos das mais diversificadas fontes, podem conter informações valiosas às empresas, como por exemplo, entender melhor o perfil de consumo de um cliente, entender como posicionar melhor um novo produto no mercado, entre outras.
Essas informações tem o poder de litar as estratégias que serão adotadas e o posicionamento frente à concorrência, porém, o consumo dessas informações requer um ambiente diferenciado e profissionais especializados em lidarem com o enorme volume e velocidade com que esses dados são transacionados.
Na Tenbu, o Big Data já é realidade há um tempo, e nossos profissionais podem apoiá-lo desde a elaboração do roadmap para se ter um ambiente desse tipo, como também na implementação das soluções e na entrega de projetos que, através dessa tecnologia, visam encontrar valor em grandes volumes de dados. Temos a flexibilidade de trabalhar com plataformas on-premisse, appliances e ambientes totalmente em cloud.
Roadmap para Business Analytics e Big Data
O objetivo deste serviço é apoiar nossos clientes na estruturação de um roadmap para a implementação de soluções analíticas alinhadas à sua estratégia de negócios, permitindo gradativamente que a empresa extraia cada vez mais valor de dados internos e externos.
A abordagem da Tenbu passa pelo entendimento dos objetivos de negócio do cliente e indicadores de desempenho, arquitetura tecnológica e ativos de análise existentes, referências de indústria, tendências tecnológicas, entre outros aspectos, desenhando um programa de implementação gradativa de soluções e estruturas de apoio e governança ao ambiente analítico.
Através dessa oferta, temos como objetivo:
- Identificar e documentar as principais necessidades analíticas alinhadas a estrutura do negócio – é essencial o alinhamento entre negócio e TI;
- Estabelecer uma visão para Soluções Analíticas e cultivá-la dentro da empresa;
- Estabelecer uma recomendação de Arquitetura de Soluções que suporte as distintas necessidades analíticas alinhadas as necessidades do negócio;
- Desenhar um programa de projetos que implementam de forma gradativa e evolutiva as funções analíticas de acordo com as prioridades estabelecidas (ROI, Valor Estratégico e Facilidade de Execução);
- Sugerir uma estrutura para gestão do dado como ativo em linha com as boas práticas de governança de dados;
- Sugerir a estrutura e processos para implementação e suporte dos projetos analíticos.
Big Data & Cognitive Lab
Possuir um ambiente de Big Data é um passo primordial às empresas que desejam se transformar digitalmente, porém, há um receio para se implementar esse tipo de ambiente devido ao investimento inicial de recursos e a dúvida sobre
o possível retorno. A Tenbu pode ajudá-lo a testar e validar esse tipo de ambiente antes da sua completa adoção, sem demandar muitos recursos inicialmente, através da oferta Big Data & Cognitive Lab.
O objetivo da Tenbu com esta oferta é apoiar seus clientes a dar os passos iniciais na utilização de soluções de Big Data e Computação Cognitiva em seus processos de Transformação Digital e Inovação. Nossa oferta engloba o desenho e a implementação de estratégias e arquiteturas que permitirão extrair o maior valor de seus dados. Nossos consultores avaliarão o contexto e realidade da sua estrutura de negócios, de forma a estabelecer uma estratégia apropriada que valorize os investimentos já realizados em soluções de apoio à decisão.
Através dessa oferta, temos como objetivo:
- Implementar “Quick Wins” para demonstrar o valor das soluções tanto da perspectiva de negócio quanto tecnológica;
- Desenvolver “Provas de Conceitos” que demonstram como estas tecnologias podem ser integradas a arquitetura corporativa existente;
- Estabelecer recomendações para o estado futuro da arquitetura corporativa;
- Estabelecer um ambiente de Exploração de Dados e Self-Service Analytics ágil, de alto desempenho e baixo custo, com foco em soluções de Big Data e Cognitivas;
- Experimentar novas capacidades e casos de uso analíticos para demonstrar o valor para o negócio e determinar um “Roadmap” analítico completo de longo prazo;
- Estabelecer um “Hub de Inovação” permanente focado na evolução das capacidades analíticas e cognitivas.