A estratégia Data Driven preenche as lacunas necessárias para o bom desenvolvimento dos negócios neste mundo orientado por dados. Afinal, ajuda a qualificar todos os processos por meio da coleta e análise de informações, reduzindo incertezas e gerando insights para que seus decisores possam ajustar as estratégias às constantes mudanças de tendência no comportamento de consumo e do mercado.
Essa estratégia transforma os negócios em organizações orientadas por dados, colocando-os no centro da tomada de decisões e do planejamento estratégico. Assim, em vez de gerir a empresa por intuição, os gestores se apoiam em fontes confiáveis de informações. Com isso, é possível utilizar os dados gerados pela empresa, mercado e pessoas para se informar e validar decisões acionáveis, reduzindo incertezas, melhorando processos e a assertividade das decisões. Continue a leitura para entender mais sobre os motivos de investir em uma estratégia Data Driven!
4 Motivos Para Adotar Uma Estratégia Data Driven em Sua Empresa
Uma estratégia Data Driven, como o nome diz, representa decisões e processos orientados e totalmente embasados por dados. É uma forma de utilizar informações organizacionais e públicas para direcionar e controlar os negócios, otimizando as receitas, processos e melhorando a eficiência das ações estratégicas da empresa. Ou seja, é o mesmo que utilizar todo o poder e importância dos dados como chave para a geração de insights e de ações disruptivas, que mudam o comportamento do mercado ou dão origem a novos comportamentos.
Para isso, são utilizadas tecnologias com capacidade de analisar grandes volumes de dados que permitem a implementação ágil de processos avançados de Analytics. É uma mudança e tanto, pois atinge todos os níveis de uma empresa e a forma como eles operam.
Contudo, os benefícios adquiridos podem ir muito além da expectativa dos gestores, fazendo da estratégia algo indispensável para elevar os negócios a outro patamar neste cenário competitivo, mutável e completamente suportado pela tecnologia. Entenda por quais motivos é tão importante investir em uma estratégia Data Driven!
1 – Ter confiança nas decisões e torná-las cada vez mais assertivas
Na estratégia Data Driven, a tecnologia é a grande aliada da empresa, pois ajuda os decisores a identificar dados importantes e criar relatórios analíticos fáceis de compreender e rápidos de avaliar. Assim, ao coletar e analisar dados realísticos do mercado, comportamento dos consumidores e informações internas, os gestores têm em mãos informações confiáveis para servirem como diretrizes na tomada de decisão e reduzir os riscos das estratégias.
2- Detecção de tendências, oportunidades e ameaças para a empresa
Atualmente, “o olhar do dono não engorda mais o gado”. Isso quer dizer que a intuição na tomada de decisões não é mais o suficiente para que a empresa seja flexível a ponto de conseguir se preparar para as adversidades e constantes alterações no mercado, além de ter a capacidade de crescer de maneira sustentável.
Com a estratégia Data Driven e todo o poder de análise de dados que ela entrega, é possível detectar e antecipar situações perigosas para o negócio, identificar as melhores oportunidades para investir e as tendências a serem seguidas.
3- Desenvolver melhores produtos e processos
Os insights em uma estratégia Data Driven são obtidos a partir da quantificação e qualificação de dados, possibilitando que as equipes de marketing e vendas saibam a real experiência do cliente com os produtos e serviços oferecidos pela empresa. Desta forma, é possível construir produtos/serviços que se encaixam melhor nas expectativas do consumidor e crescer de maneira sustentável e lucrativa.
Com as informações internas realistas e atualizadas em tempo real, é possível refinar os processos para ganhar agilidade e sustentabilidade naqueles que serão utilizados na produção ou confecção dos novos produtos e serviços (alinhados sempre de acordo com a demanda do consumidor).
4- Melhor retorno nos investimentos
A união de todos os benefícios entregues por uma jornada Data Driven permite que as empresas obtenham um ROI melhor em suas iniciativas. Com decisões confiáveis e assertivas, identificação de tendências, ameaças e oportunidades, além de processos e produtos mais bem definidos, fica muito mais fácil calcular o retorno sobre o investimento e otimizá-lo.
Sua Empresa é Data Driven?
Para saber se sua empresa é realmente 100% orientada por dados, você precisa levantar as seguintes questões:
- As lideranças promovem uma cultura orientada por dados e justificam suas ações com informações palpáveis, dando exemplo para as equipes?
- Os dados utilizados na tomada de decisões e ações tem facilidade de acesso para toda a empresa? Esses dados são acessados somente pelas pessoas que os utilizam?
- A cultura organizacional da empresa promove ambientes inovadores e propícios à inovação?
- A infraestrutura tecnológica da empresa é adequada? Possui processos padronizados e profissionais capacitados para usar os dados no planejamento, execução, controle, análise e avaliação de ações?
Responder a essas perguntas é o primeiro passo para entender se sua empresa precisa desenvolver ou aprimorar a estratégia Data Driven. Mas, para obter as vantagens competitivas que os dados oferecem, é preciso contar com profissionais qualificados para extrair todo o potencial das informações.
Ache um Parceiro Especialista em Estratégias Data Driven
Mais importante do que implementar a jornada Data Driven, é escolher a parceria correta para conduzir essa implementação. A estratégia orientada a dados trabalha com a empresa como um todo e norteia suas decisões, portanto não há margem para erros. Qualquer disparidade nos dados pode ser extremamente prejudicial ao negócio.
É por isso que os nossos 18 anos de mercado contam tanto. Foram diversas situações enfrentadas e projetos concretizados. Veja nosso Casos de Sucesso e entenda como temos ajudado os clientes nessa longa jornada!
Além disso, contamos com parceiros tecnológicos de peso para te entregar todo o suporte necessário para fazer da estratégia Data Driven uma realidade em sua empresa, com fácil implementação, usabilidade e alta eficácia na unificação, qualificação, uso e disposição de dados.