As Etapas do Analytics e os Responsáveis por essa Estratégia

etapas do analytics

Seguir as etapas do Analytics é uma forma inteligente de obter informações de qualidade, ativos indispensáveis para decisões rápidas e confiáveis e para desenvolver um planejamento efetivo e seguro para o crescimento organizacional. Ao seguir esses passos, o processo de decisão de qualquer tipo de negócio, com suas características específicas, se torna muito mais eficiente. Afinal, com informações de qualidade, os líderes conseguem ter um panorama de cada setor e determinar quais as melhores ações para corrigir algo ou melhorar o desempenho de um determinado processo. 

Desta forma, é possível reduzir drasticamente o número de falhas e evoluir gradativamente, com riscos minimizados e investimentos seguros. Mas, como fazer disso uma realidade em sua empresa? Neste conteúdo, vamos te mostrar as etapas do Analytics, os responsáveis por mover esta estratégia e como ela é relevante para a evolução dos negócios. Tenha uma boa leitura! 

Analytics é Estratégico Para a Evolução dos Negócios  

Antes de mostrar as etapas do Analytics, é fundamental esclarecer como ele é estratégico para a melhoria contínua dos métodos, práticas, rotinas, processos e, por consequência disso, promove a evolução dos negócios. Decisões baseadas em enormes volumes de informações são cada dia mais comuns e é preciso acompanhar a velocidade do mundo pós transformação digital para ter competitividade.  

É indispensável utilizar os métodos e etapas do Analytics e se tornar uma organização Data Driven para sobreviver nessa realidade de imediatismo e instabilidade, com tendências que mudam quase diariamente, sem contar o comportamento de consumo, cada dia mais inteligente

Com Analytics, é possível acompanhar todas essas mudanças e qualificar os dados para tomar as decisões certas e agir no momento mais adequado. Essa estratégia permite que os gestores decidam descritiva, preditiva e prescritivamente. Por isso, é essencial saber como funciona o Analytics no suporte de cada um desses 3 tipos de decisão, entendendo suas finalidades e quando devem ser utilizadas: 

1) Analytics e Decisão Descritiva 

Finalidade: Buscar resultados passados para obter insights e melhorar a assertividade das decisões no futuro. 

Quando utilizar: Nos momentos em que os resultados precisam ser dispostos, sumarizados ou para comparar dois métodos e determinar qual é o mais eficaz. 

Técnicas: Mineração, agregação de dados e testes A/B. 

2) Analytics e Decisão Preditiva 

Finalidade: Ter insights sobre os possíveis cenários futuros para entender melhor as oportunidades e ameaças e tomar as decisões corretas. 

Quando utilizar: Quando for necessário estimar valores futuros. 

Técnicas: Estatística, modelagem e Machine Learning

3) Analytics e Decisão Prescritiva 

Finalidade: Aliada poderosa da análise preditiva, usada para prescrever as ações necessárias para eventos ocorridos ou que ainda estão por vir. 

Quando utilizar: Quando forem necessárias decisões complexas e ações de adequação/corretivas. 

Técnicas: Otimização, heurísticas e estimação de causalidade. 

As 5 Etapas do Analytics e Seus Responsáveis 

As etapas do Analytics permitem um fluxo de trabalho de análise de dados moderno para capacitar cada profissional. Em outras palavras, a ideia é capacitá-los a ponto de saberem o que deve ser “perguntado aos dados”, como e onde encontrar as respostas. Assim, é possível que toda informação qualificada seja compartilhada com facilidade entre as diferentes equipes para garantir que os dados utilizados como insumos para decisões sejam precisos, seguros e confiáveis. Este fluxo de trabalho de análise de dados moderno é formado por cinco atuações fundamentais: 

  1. Acessar e visualizar – realizada pelos profissionais de TI e/ou BI e consumidores de informações; 
  1. Interagir – ação elaborada pelos consumidores de informações; 
  1. Analisar e descobrir – feita pelos consumidores de informações e criadores de conteúdo; 
  1. Compartilhar – responsabilidade dos criadores de conteúdo; 
  1. Promover e governar – responsabilidade dos profissionais de TI e/ou BI. 

Responsáveis Pelas Etapas do Analytics  

Agora, veja o que é feito por cada um dos responsáveis pelas etapas do Analytics: 

Profissionais de TI e/ou BI 

Instalam, gerenciam, monitoram e garantem o funcionamento da implantação do Analytics com eficiência e agilidade. São responsáveis por executar o provisionamento de usuários, segurança, permissões e supervisionar a governança de dados. Também são esses profissionais que fazem a integração de novos sistemas com os atuais. 

Criadores de conteúdo 

A partir da conexão dos dados qualificados e evidenciados pelas práticas do Analytics, esses profissionais desenvolvem conteúdos, visualizações e têm a capacidade para validar, promover e certificar os conteúdos. 

Consumidores de informações 

São responsáveis por acessar, visualizar e interagir com os conteúdos dispostos em diversos pontos de acesso, como computadores, smartphones e tablets.

Conclusão 

Ao desenvolverem suas habilidades analíticas, esses 3 grupos de profissionais têm limites menos rígidos entre as funções de cada time. Isso acontece ao tornar os consumidores de conteúdo, que antes apenas absorviam informações, capazes de criar e promover conteúdos também, dentro de suas permissões, e assumindo a responsabilidade por essas ações. 

Evolua com o Analytics em Seu Negócio

Aqui na Tenbu, temos um serviço que utiliza um fluxo de trabalho de análises de dados modernizadas, que passam por todas as etapas do Analytics descritas neste conteúdo. Nossa equipe de profissionais altamente especializados atua diretamente em cada área e oferece suporte na Jornada Data Driven de nossos clientes. Assim, podemos ajudar na evolução, entregando os seguintes benefícios: 

  • Agilidade na tomada de decisão; 
  • Decisões mais acuradas; 
  • Economia de dinheiro e recursos; 
  • Aumento na competitividade. 

É importante destacar que não é necessário um grande investimento para se tornar uma empresa Data Driven, pois estudamos suas necessidades para elaborar uma solução que melhor se adeque à maturidade digital de seu negócio, infraestrutura e seus futuros objetivos. Para ir além das etapas do Analytics e entender porque ele deve fazer parte de seu negócio o quanto antes, sugerimos que leia nosso infográfico:  

GOVERNANÇA EM BIG DATA E ANALYTICS 

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