Governança de Dados e de Conteúdo: Qual a Diferença?

governança de dados e de conteúdo

Governança de Dados e de conteúdo são diferentes? Qual a importância de ambas? É comum que surjam dúvidas nesse sentido, por isso preparamos este conteúdo para você. Afinal, atualmente os dados são os ativos mais importantes para decisões assertivas e para o desenvolvimento de estratégias eficazes, que promovem os resultados e refinam rotinas, processos, produtos e serviços. Para lidar com um volume diário de informações, cada vez maior e com diversas origens, as empresas recorrem à Governança de Dados. Com ela, é possível estruturar, organizar e disponibilizar os dados aos interessados, para que possam agir adequadamente e no momento certo. 

Para que a disposição desses dados seja eficaz, ou melhor, fácil de ser compreendida por seu público, é preciso gerenciar as ações de comunicação entre a empresa e seus alvos. Em outras palavras, é necessário fazer a governança dos conteúdos para que cheguem da melhor maneira e os executivos possam utilizar as informações como fonte de inteligência para suas atividades. A união entre a Governança de Dados e de conteúdo preenche esta lacuna e promove a gestão de informações e sua disposição adequada para cada público. Neste conteúdo, mostraremos o que é e a importância de cada uma delas. Confira! 


Qual a Importância da Governança de Dados na Empresa e de que Forma ela Funciona? 

A Governança de Dados é um conjunto de políticas, práticas e processos apoiados por uma estrutura organizacional, utilizada para gerenciar as informações de uma empresa. O principal objetivo desta estratégia é entregar segurança, entendimento e confiança nos dados de uma organização. Assim, vai garantir que ela consiga lidar com o volume crescente de informações, determinar quais os melhores ambientes para armazenamento/acesso dessas informações e disponibilizá-las para as pessoas certas.  

Tudo isso, garantindo a conformidade com a legislação vigente, entre elas, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Portanto, a Governança de Dados consegue impactar os fluxos de trabalho e munir as equipes com as informações necessárias para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. Isso acontece, pois a governança estabelece uma base de dados qualificados para os negócios por meio da adoção de regras e processos que aceleram as análises. Com isso, as empresas conseguem: 


Afinal, o que é Governança de Conteúdo? 

Como vimos, a Governança de Dados é uma maneira de gerir com precisão os dados da empresa. Já a governança de conteúdo é uma estratégia de implementação e gerenciamento editorial e comercial de diversos canais de comunicação. Seu objetivo é dispor dessas informações e garantir que sejam compreendidas com facilidade pelos diferentes públicos que uma organização se comunica. É uma estratégia que desenvolve um plano geral de publicação que inclui o planejamento contínuo e a escolha dos processos e tecnologias que serão utilizados para a empresa se comunicar com o público. 

Para se estabelecer, a governança de conteúdo parte da avaliação das linhas gerais do negócio, pesquisas de mercado, comportamento de consumo, análises de pesquisas para a implementação de funcionalidade, modelos de comunicação e ações para acompanhar continuamente o desenvolvimento da estratégia. Além disso, a governança de conteúdo estabelece diretrizes para a gestão e produção dos conteúdos informativos em diversos formatos, com o objetivo de alcançar diferentes públicos, sendo internos (colaboradores e gestores) ou externos à empresa (clientes e consumidores). Entre os conteúdos estão: texto, imagens, animações e outros produtos gráficos

É uma forma de desenvolver os ativos organizacionais, com guias de estilo, pastas de trabalho e demais documentos informativos utilizando diferentes fontes, cores, gráficos e outras ferramentas visuais. Com essa estratégia, os gestores ou “donos” de conteúdo conseguem obter uma visão geral do conjunto de canais de comunicação e sua efetividade, para garantirem que as informações dispostas entreguem valor ao seu público alvo. 


Porque a Governança de Conteúdo é tão Importante Para a Análise Visual?

Ao desenvolver conteúdos familiares para os usuários, é possível acelerar incrivelmente a compreensão e adoção dos comunicados. Além disso, conteúdos bem desenvolvidos criam a confiança do consumidor por meio do reconhecimento dos objetivos, finalidades e valores da marca. Assim, quando uma empresa transmite alguma mensagem, seja para seus colaboradores e gestores ou para seus clientes e público-alvo, ela pode ser analisada visualmente para entender rapidamente qual o objetivo da comunicação. 

Por isso, é de extrema importância para os criadores entenderem o que é uma visualização excelente e identificar as referências comuns sobre a melhor forma de confeccionar, compartilhar e consumir os conteúdos. É preciso de textos que contem a “história” dos dados, o famoso Storytelling, para promover o reconhecimento cognitivo das análises, paletas de cores personalizadas e associações pré-existentes para agilizar a obtenção e compreensão de informações. Desse modo, os conteúdos terão consistência na transmissão e um layout atrativo para o público. 

Tenbu é expert em Governança de Dados e pode ajudar a transformar informações em inteligência para o negócio, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. Para isso, utilizamos estratégias de visualização de dados que aceleram a transmissão e compreensão dessas informações. Clique no link abaixo para conferir a descrição de nossos serviços de Governança de Dados

 GOVERNANÇA DE DADOS TENBU 

Compartilhar conteúdo

jornada Data Driven

Business Analytics

Tenbu Self Services Analytics

Data Storytelling

Ciência de Dados

Modelos de Machine Learning

Machine Learning para Supply Chain

jornada Cloud Computing

Azure

AWS

IBM

Indústria inteligente

Eficiência Energética

Redução de falhas

Manutenção Preditiva

IoT

Governança de dados e LGPD

LGPD OneTrust

Visão Integrada de Produtos e Clientes