Governança de Dados e de Conteúdo: Qual a Diferença?

governança de dados e de conteúdo

Governança de Dados e de conteúdo são diferentes? Qual a importância de ambas? É comum que surjam dúvidas nesse sentido, por isso preparamos este conteúdo para você. Afinal, atualmente os dados são os ativos mais importantes para decisões assertivas e para o desenvolvimento de estratégias eficazes, que promovem os resultados e refinam rotinas, processos, produtos e serviços. Para lidar com um volume diário de informações, cada vez maior e com diversas origens, as empresas recorrem à Governança de Dados. Com ela, é possível estruturar, organizar e disponibilizar os dados aos interessados, para que possam agir adequadamente e no momento certo. 

Para que a disposição desses dados seja eficaz, ou melhor, fácil de ser compreendida por seu público, é preciso gerenciar as ações de comunicação entre a empresa e seus alvos. Em outras palavras, é necessário fazer a governança dos conteúdos para que cheguem da melhor maneira e os executivos possam utilizar as informações como fonte de inteligência para suas atividades. A união entre a Governança de Dados e de conteúdo preenche esta lacuna e promove a gestão de informações e sua disposição adequada para cada público. Neste conteúdo, mostraremos o que é e a importância de cada uma delas. Confira! 


Qual a Importância da Governança de Dados na Empresa e de que Forma ela Funciona? 

A Governança de Dados é um conjunto de políticas, práticas e processos apoiados por uma estrutura organizacional, utilizada para gerenciar as informações de uma empresa. O principal objetivo desta estratégia é entregar segurança, entendimento e confiança nos dados de uma organização. Assim, vai garantir que ela consiga lidar com o volume crescente de informações, determinar quais os melhores ambientes para armazenamento/acesso dessas informações e disponibilizá-las para as pessoas certas.  

Tudo isso, garantindo a conformidade com a legislação vigente, entre elas, a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Portanto, a Governança de Dados consegue impactar os fluxos de trabalho e munir as equipes com as informações necessárias para uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. Isso acontece, pois a governança estabelece uma base de dados qualificados para os negócios por meio da adoção de regras e processos que aceleram as análises. Com isso, as empresas conseguem: 


Afinal, o que é Governança de Conteúdo? 

Como vimos, a Governança de Dados é uma maneira de gerir com precisão os dados da empresa. Já a governança de conteúdo é uma estratégia de implementação e gerenciamento editorial e comercial de diversos canais de comunicação. Seu objetivo é dispor dessas informações e garantir que sejam compreendidas com facilidade pelos diferentes públicos que uma organização se comunica. É uma estratégia que desenvolve um plano geral de publicação que inclui o planejamento contínuo e a escolha dos processos e tecnologias que serão utilizados para a empresa se comunicar com o público. 

Para se estabelecer, a governança de conteúdo parte da avaliação das linhas gerais do negócio, pesquisas de mercado, comportamento de consumo, análises de pesquisas para a implementação de funcionalidade, modelos de comunicação e ações para acompanhar continuamente o desenvolvimento da estratégia. Além disso, a governança de conteúdo estabelece diretrizes para a gestão e produção dos conteúdos informativos em diversos formatos, com o objetivo de alcançar diferentes públicos, sendo internos (colaboradores e gestores) ou externos à empresa (clientes e consumidores). Entre os conteúdos estão: texto, imagens, animações e outros produtos gráficos

É uma forma de desenvolver os ativos organizacionais, com guias de estilo, pastas de trabalho e demais documentos informativos utilizando diferentes fontes, cores, gráficos e outras ferramentas visuais. Com essa estratégia, os gestores ou “donos” de conteúdo conseguem obter uma visão geral do conjunto de canais de comunicação e sua efetividade, para garantirem que as informações dispostas entreguem valor ao seu público alvo. 


Porque a Governança de Conteúdo é tão Importante Para a Análise Visual?

Ao desenvolver conteúdos familiares para os usuários, é possível acelerar incrivelmente a compreensão e adoção dos comunicados. Além disso, conteúdos bem desenvolvidos criam a confiança do consumidor por meio do reconhecimento dos objetivos, finalidades e valores da marca. Assim, quando uma empresa transmite alguma mensagem, seja para seus colaboradores e gestores ou para seus clientes e público-alvo, ela pode ser analisada visualmente para entender rapidamente qual o objetivo da comunicação. 

Por isso, é de extrema importância para os criadores entenderem o que é uma visualização excelente e identificar as referências comuns sobre a melhor forma de confeccionar, compartilhar e consumir os conteúdos. É preciso de textos que contem a “história” dos dados, o famoso Storytelling, para promover o reconhecimento cognitivo das análises, paletas de cores personalizadas e associações pré-existentes para agilizar a obtenção e compreensão de informações. Desse modo, os conteúdos terão consistência na transmissão e um layout atrativo para o público. 

Tenbu é expert em Governança de Dados e pode ajudar a transformar informações em inteligência para o negócio, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e assertiva. Para isso, utilizamos estratégias de visualização de dados que aceleram a transmissão e compreensão dessas informações. Clique no link abaixo para conferir a descrição de nossos serviços de Governança de Dados

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