Importância da Visualização de Dados na Entrega de Resultados

importância da visualização de dados

importância da visualização de dados está diretamente ligada ao poder estratégico e econômico de uma organização. Afinal, analisar todas as informações referentes à empresa é uma maneira de compreender melhor a situação dos negócios e identificar as oportunidades mais atraentes para um determinado período. 

Como já sabemos, o volume de informações diárias é enorme. Como lidar com tudo isso e transformá-las em recursos para insights? Simples: adotando algumas técnicas de disposição desses dados para que a compreensão e possíveis interpretações aconteçam com agilidade. 

A forma como os dados são dispostos, influencia diretamente na velocidade de compreensão das informações. Isso porque nosso cérebro compreende com mais facilidade visualizações intuitivas, graficamente ricas, enxutas e destacando dados críticos. 

Neste conteúdo, iremos te mostrar a relevância da análise de informações e a importância da visualização de dados na tomada de decisão, bem como a forma de apresentar essas informações na velocidade e qualidade de compreensão. Boa leitura! 

Análise de Dados: Porque Esta Prática é Tão Estratégica Para os Negócios 

A transformação digital já se estabeleceu e, a cada dia que passa, mais e mais tecnologias são integradas para facilitar as rotinas, melhorar a performance e a precisão das organizações. Neste mundo completamente conectado, as informações são os recursos mais preciosos, pois revelam muitas coisas sobre o mercado, comportamento de consumo e sobre a própria empresa. 

Ao analisar dados, é possível obter um panorama geral da empresa rico em detalhes sobre cada ponto do negócio. Desta forma, a análise de dados se torna uma ferramenta para as empresas tomarem decisões a partir de informações reais, de qualidade e importantes para as diversas estratégias de uma organização. 

Assim, é possível investir tempo, dinheiro e mão de obra em estratégias mais seguras e certeiras, com riscos minimizados, pois a empresa sabe “onde está pisando” quando coloca as estratégias em prática. 

A análise de dados é uma forma de identificar informações relevantes para o negócio. No entanto, é preciso técnicas para facilitar e agilizar a compreensão dessas informações para garantir que os dados não sejam um estorvo em vez de insumos preciosos

Desta forma, para usufruir do poder das informações, é preciso ir além da análise de dados e utilizar práticas para acelerar a interpretação desses recursos estratégicos. Por isso a visualização de dados é tão importante! 
 

A Importância da Visualização de Dados e o que é Preciso Para Acelerar a Compreensão 

A visualização de dados é uma técnica que utiliza guias de estilo visual, layout de painéis e diretrizes de apresentação. Tudo isso para facilitar e acelerar a compreensão de informações estratégicas de uma empresa. 

Esta estratégia pode ser descrita como uma forma de arte visual usada para captar o interesse dos colaboradores e manter seu foco nas mensagens que a organização transmite. 

Quando se olha para uma enorme planilha de dados, é difícil (e muito demorado) encontrar as informações estratégicas, como as que revelam tendências, oportunidades, falhas, etc. Mas, quando essa planilha é transformada em um gráfico ou os dados são evidenciados em um painel (dashboard), a detecção é quase instantânea. Essa facilidade é proveniente da utilização de visuais sofisticados, cores para destaque, legendas e seguindo diretrizes de apresentação. 

A importância da visualização de dados é descrita pela capacidade que os visuais sofisticados e impressionantes têm de abstrair estruturas complexas de informações, o que permite transformá-las em um compilado de dados relevantes e fáceis de serem identificados e usados para beneficiar os negócios. Com a visualização de dados, uma empresa tem a capacidade de: 

1. Ver seu panorama Geral 

O desempenho das organizações está “escondido” nas entrelinhas das transações, interações, processos, comportamentos e quaisquer outros dados relacionados ao negócio. Com a visualização de dados, é possível ter uma visão ampla, estratégica e de alto nível do cenário atual de uma empresa.  

Ela torna possível identificar rapidamente tendências e padrões que antes não eram detectados, pois estavam perdidos e sem destaque em meio a uma enorme lista de números. 

2. Identificar o real significado das informações – mais uma prova da importância da visualização de dados 

Dados em conjunto contam “histórias” importantes sobre a situação dos negócios. Com a visualização de dados é possível contar essas “histórias” de uma maneira simplificada e visualmente atrativa.  

Assim, é possível identificar rapidamente quais informações têm um significado realmente relevante para a tomada de decisão, planejamento, desenvolvimento de estratégias e ações.  

Isso acontece porque os dados sobre desempenho estão destacados e organizados de acordo com os setores envolvidos e sua relevância para cada um deles. Entregando aos gestores o conhecimento sobre quais as ações são necessárias, é possível tomar as decisões certas no momento adequado. 

3. Tomar decisões com base em informações qualificadas 

Com números concretos e insights tangíveis, os decisores têm a confiança necessária para determinar as ações que serão tomadas, o que reforça a importância da visualização de dados. 

Assim, suas decisões são apoiadas por dados já analisados e dispostos de maneira lógica, clara e visualmente simplificada. E os líderes se capacitam com base no conhecimento e têm a capacidade de decidir no momento adequado quais as ferramentas e ações necessárias para alcançar um determinado objetivo.   

4. Controle preciso de tendências, rotinas e processos ao longo do tempo 

Depois que a visualização de dados é estabelecida, a empresa consegue obter uma linha de base e as tendências começarão a aparecer por meio do acompanhamento do progresso.  

Conforme são definidas as tendências importantes, com o acompanhamento, é possível identificar se algo saiu do normal. A partir disso, pode-se desenvolver com rapidez as soluções necessárias para corrigir quaisquer fatores que reduzam o desempenho e, assim, agregar valor ao seu negócio. A ideia é utilizar a visualização para definir padrões e identificar imediatamente quaisquer alterações neles. 
 

Consiga Melhores Resultados com as Estratégias de Visualização de Dados da Tenbu 

O principal objetivo da Tenbu é transformar os dados em inteligência para os negócios. Nós sabemos a extrema importância da visualização de dados e, por isso, damos atenção especial na entrega das informações.  

Nossa preocupação é que você consiga mensurar com facilidade e rapidez seus resultados, e a partir disso, agregar valor à sua experiência por meio de ciclos de co-criação e ideação. 

Nosso serviço de visualização de dados consiste na representação gráfica e intuitiva das informações estratégicas para seu negócio. Utilizamos elementos visuais, como diagramas, gráficos e mapas para que o entendimento de tendências, padrões e exceções seja acessível e descomplicado. Assim, você pode ganhar tempo e potencial estratégico para analisar enormes quantidades de informações e tomar decisões assertivas com base nesses dados

 
Agora que você já sabe da importância da visualização de dados e como podemos te ajudar, clique no link abaixo e confira nosso serviço de Data Visualization!  

DATA VISUALIZATION 

Compartilhar conteúdo

jornada Data Driven

Business Analytics

Tenbu Self Services Analytics

Data Storytelling

Ciência de Dados

Modelos de Machine Learning

Machine Learning para Supply Chain

jornada Cloud Computing

Azure

AWS

IBM

Indústria inteligente

Eficiência Energética

Redução de falhas

Manutenção Preditiva

IoT

Governança de dados e LGPD

LGPD OneTrust

Visão Integrada de Produtos e Clientes