Importância de Adotar uma Estratégia ESG

group-businesspeople-fist-bumping-desk

As últimas duas décadas fizeram com que cada vez mais empresas de todas os segmentos e tamanhos adotassem uma estratégia de ESG. O conceito ganhou força e se tornou um buzzword corporativo devido à pressão causada pelas mudanças climáticas, os movimentos de justiça social, além de investidores e consumidores. 

Com tudo isso, implementar uma estratégia de ESG tornou-se crucial para posicionar sua empresa para o sucesso, hoje e no futuro. E se você quer fazer isso já, este artigo pode trazer as principais respostas às suas dúvidas e ajudar a colocar um plano efetivo em prática. Então siga na leitura e saiba mais! 

O Que é Uma Estratégia de ESG?

A palavra sustentabilidade muitas vezes nos leva a pensar em energia verde e limpa, mas uma organização sustentável é aquela que está protegida de uma série de riscos e questões. Boas práticas de gestão de energia protegem contra o aumento dos custos de serviços públicos; já os bons princípios sociais protegem contra a perda de talentos e da motivação dos colaboradores. Boas políticas de governança podem proteger a liderança de uma organização de um possível badwill, além de proporcionar uma visão mais ampla do que está por vir. Por isso, uma estratégia de ESG é sobre sustentabilidade geral dos negócios, baseada em três pilares: 

  • Meio Ambiente: voltado para a conservação do mundo natural (emissões de carbono, uso de água, entre outros); 
  • Social: considera pessoas e relacionamentos, ou seja, a forma como sua empresa trata seus colaboradores, clientes e comunidades; 
  • Governança: analisa as normas para dirigir uma empresa (representação do conselho, políticas anticorrupção, contribuições políticas, entre outros). 

Por Que Uma Estratégia de ESG é Importante Para Sua Organização?

Empregar o ESG nos negócios pode trazer muitos benefícios financeiros e reputacionais. Aqui estão quatro razões que explicam como isso é importante no mercado atual: 

1) Os investidores estão pedindo por isso 

Os investidores estão cada vez mais focados no risco de longo prazo para o crescimento econômico colocado pelas empresas que ignoram questões como mudanças climáticas e desigualdade social. Por isso, eles tendem a identificar empresas que possuem estratégias de ESG como ativos mais valiosos no longo prazo. Além disso, estão cada vez mais solicitando divulgações de ESG das empresas em que investem. 

2) Uma estratégia de ESG é boa para os negócios 

Muitas organizações hesitam em implementar uma estratégia de ESG porque estão preocupadas com o retorno de seus investimentos. No entanto, a sustentabilidade é boa para o resultado final. Segundo um estudo da Harvard Business Review, uma estratégia de ESG pode garantir os seguintes impactos positivos em um negócio: 

  • Impulsiona uma vantagem competitiva através do engajamento das partes interessadas; 
  • Melhora o gerenciamento de riscos; 
  • Fomenta a inovação; 
  • Melhora o desempenho financeiro; 
  • Estimula e amplia a fidelização do cliente; 
  • Atrai e engaja colaboradores. 

3) Governo e órgãos reguladores estão de olho nisso 

Ao desenvolver uma estratégia de ESG agora, antes de se tornar obrigatória, sua empresa pode fortalecer a reputação de marca como líder de mercado. Além disso, adotar uma abordagem de ESG proativa ainda pode alinhar seu modelo de negócio para capitalizar a demanda por sustentabilidade, assim como colocar sua organização em vantagem competitiva contra empresas que ainda não se adaptaram.  

4) Uma estratégia de ESG obriga seu negócio a olhar para o futuro 

No mundo dos negócios, há uma pressão constante para produzir retornos de curto prazo, mas expandir seu foco para incluir a sustentabilidade a longo prazo não é mais uma opção, é uma necessidade!

Que efeito seu negócio tem no meio ambiente? A Terra pode fornecer o número de recursos necessários para alimentar seu crescimento em perpetuidade? Você quer que seu negócio ainda esteja por perto e seja um trunfo para seus filhos e netos? As empresas precisam fazer esses questionamentos, pois é necessário considerar seu impacto global e sua sustentabilidade. 

Como Começar Uma Estratégia de ESG em Sua Empresa?

Uma empresa deve considerar diferentes fatores ao decidir suas políticas de ESG. Para começar, deve avaliar seu status com relação a adotar medidas desse tipo. Está apenas começando? Ou já adotou algumas medidas em direção a isso? Estas informações ajudarão a responder algumas perguntas-chave. 

Por isso, os líderes que desejam apostar em uma estratégia de ESG para o seu negócio devem seguir esses primeiros passos: 

  • Determine as áreas mais críticas em que o ESG precisa se concentrar; 
  • Realize uma avaliação entre seus investidores, diretoria, colaboradores e clientes que ajude a identificar as principais áreas prioritárias para isso; 
  • Conheça diferentes padrões e políticas de uma estratégia de ESG; 
  • Aloque recursos e defina suas estratégias com medidas de prestação de contas. 

Agora, se a sua organização já começou a desenvolver uma estratégia de ESG e foi além do estágio acima: 

  • Torne-se signatário de diferentes estruturas padrão e de relatórios relevantes; 
  • Verifique o benchmark padrão do setor da sua empresa; 
  • Execute sua estratégia de ESG através de diferentes avaliações internas e certifique-se de que ela atenda às diretrizes necessárias; 
  • Faça com que sua estratégia atenda aos modelos de operação e governança necessários, sempre conforme indicado pelos investidores e conformidades existentes; 
  • Mantenha-se atualizado com as mudanças nos regulamentos e necessidades de seus stakeholders; 
  • Envolva-se com outras empresas, associações, reguladores e partes interessadas. Assim, será possível proporcionar colaborações e progressos em direção ao maior impacto e moldar melhores práticas de ESG. 

Estratégia de ESG: Esta é a Hora!

O mundo está se movendo mais rápido do que nunca. Por isso, o ESG inevitavelmente se tornará um ponto focal para o seu negócio. Por isso, sua empresa precisa acessar dados como gastos energéticos e hidráulicos para tomar decisões mais assertivas e melhorar sua eficiência. 

Contar com um parceiro como a Tenbu, especializada em engenharia e ciência de dados, vai garantir uma série de insights estratégicos para construir e nortear uma estratégia de ESG bem-sucedida, pois ao desenvolver proativamente uma estratégia de ESG agora, você pode proteger seu resultado final. Tudo enquanto configura sua organização para um futuro sustentável e de muito sucesso! 

Gostou deste artigo? Então acompanhe o blog da Tenbu e aprenda cada vez mais sobre este tema e outras questões de alta relevância para seus negócios! 

Compartilhar conteúdo