Analytics Industrial é Estratégico Para a Evolução dos Negócios

Industrial Analytics

Você sabe o que é e qual a importância do Analytics Industrial para o crescimento de sua empresa? Com a automação de máquinas, a todo momento grandes repositórios de dados organizacionais são criados e ampliados. Esse volume de informações pode e deve ser usado para tornar a gestão mais eficiente. Por isso, entra em cena o Analytics Industrial – coleta e análise de dados que oferece maior visibilidade para as diversas camadas da planta de produção. 

Ele torna o processo de decisão muito mais eficiente, sem contar que pode ser aplicado em todos os tipos de negócios e em todos os setores de uma organização como, por exemplo, manutenção e marketing. Neste artigo, vamos mostrar porque que o Industrial Analytics é estratégico e pode ser usado para a diminuição de falhas e evolução dos negócios. 

Por Dentro do Conceito de Analytics Industrial 

Relativamente novo, o conceito de Industrial Analytics está ligado ao uso da Internet das Coisas (IoT). Afinal, com os equipamentos industriais automatizados e conectados à rede mundial de computadores, é possível estabelecer comunicação entre esses dispositivos e acessar informações importantes. 

O Industrial Analytics, então, interpreta esses dados em tempo real, atingindo altos níveis de previsibilidade e agilidade. Dessa forma, é possível medir desempenho, otimizar a produção e tomar decisões importantes para o crescimento da indústria. Também é possível fazer ajustes praticamente instantâneos nos sistemas produtivos, ampliando os níveis de acerto e confiabilidade nos processos. 

Enquanto outras ferramentas de análise usam informações históricas para embasar decisões, o Industrial Analytics oferece respostas a questões que ainda nem foram formuladas. Tudo isso, graças ao uso de IoT, que vem revolucionando a gestão de dados! 

Comprovando a Eficiência da Análise de Dados na Indústria 

Relatório Industrial Analytics 2017 entrevistou 151 profissionais de análises de dados, bem como tomadores de decisões em indústrias. Como resultado desse estudo, percebemos que as empresas que adotaram o Analytics Industrial tiveram vantagens significativas, entre elas: 

  • Aumento da receita: 33,1%; 
  • Maior satisfação do cliente: 22,1%; 
  • Evolução na qualidade do produto: 11%. 

Para os gestores entrevistados, utilizar informações provenientes de IoT é importante para o crescimento da receita, aperfeiçoamento do modelo de negócios e produtos, bem como promover inovaçãoAssim sendo, o Analytics Industrial será cada vez mais estratégico para a tomada de decisões assertivas dentro das empresas. Aliás, segundo o relatório, suas três principais aplicações são: 

  1. Análises relacionadas à experiência dos clientes e ações de marketing; 
  2. Desempenho e melhoria de produtos com base em dados reais de uso; 
  3. Manutenção preventiva de máquinas, evitando que paradas não programadas ocorram e atrapalhem a produção. 

Na manutenção, por exemplo, o uso de sensores inteligentes já é uma realidade nas fábricas, permitindo decisões autônomas e prevenção de falhas, entre outras facilidades. Esse já é um grande avanço, mas no futuro, o Analytics Industrial levará a processos e produtos ainda mais inteligentes, com capacidade para melhorar suas performances ao longo do tempo. 

Melhorando a Produtividade com Analytics Industrial

A transformação digital alterou o cenário da manufatura, com diversas tecnologias fazendo parte das atividades diárias. Na verdade, uma pesquisa recente da Tech-Clarity mostra que mais da metade dos gestores de fábricas acreditam que a tecnologia é importante para alcançar sua estratégia de negócio. 

Esses gestores também acreditam que a Internet das Coisas é um componente essencial nesse processo. Ou seja, acreditam que o Industrial Analytics ajudará a se conectarem com seus ativos de produção, monitorando adequadamente cada um deles. Além disso, poderão aproveitar análises avançadas para atingir uma inteligência real sobre a produção, além de: 

  • Aperfeiçoar as operações; 
  • Impulsionar o desempenho e disponibilidade; 
  • Orientar para a melhoria contínua. 

IoT na manutenção significa informações em maior quantidade e em tempo real, tornando os ajustes mais rápidos e eficientes. Também é possível controlar melhor o estoque, intensificar a automatização de processos e reduzir falhas – comum em trabalho manual. Portanto, o resultado é redução de custos, otimização dos equipamentos, maior vida útil e performance dos ativos e, como consequênciamaior lucratividade. 

Analytics Industrial: Escolha a Parceria Ideal 

A implementação de uma estratégia de Industrial Analytics requer fontes de dados, infraestrutura adequada e ferramentas analíticas. Contudo, além da tecnologia, é imprescindível contar com pessoal capacitado para captar e transformar informações em insights, bem como democratizar o acesso a esses dados. Assim, será possível garantir uma relação custo-benefício positiva. 

Porém, esse é um grande desafio. Afinal, o mercado possui uma carência de profissionais com habilidades para o Industrial Analytics. Por isso, para usar dados e agregar valor à gestão, uma saída é contar com uma empresa especializada. Mas, como avaliar e escolher a parceria certa, que vai fazer seu investimento valer a pena? Veja algumas dicas a serem consideradas antes de bater o martelo: 

  • Verifique se a empresa possui experiência em análise de dados; 
  • Veja se oferecem um projeto personalizado – e não uma oferta padrão de mercado; 
  • Considere as competências individuais dos integrantes da equipe; 
  • Conheça casos de sucesso que demonstrem a autoridade no assunto; 
  • Analise as soluções disponíveis e certifique-se de que são as mais modernas do mercado. 

 Tenbu é uma empresa especializada em ajudar seus clientes na tomada de decisões assertivas, com base em dados. Temos uma equipe de profissionais experientes em Analytics Industrial, pronta para entender as necessidades de sua empresa e adotar a análise de dados para a evolução de seus negócios. 

FALE COM NOSSOS ESPECIALISTAS 

Compartilhar conteúdo

jornada Data Driven

Business Analytics

Tenbu Self Services Analytics

Data Storytelling

Ciência de Dados

Modelos de Machine Learning

Machine Learning para Supply Chain

jornada Cloud Computing

Azure

AWS

IBM

Indústria inteligente

Eficiência Energética

Redução de falhas

Manutenção Preditiva

IoT

Governança de dados e LGPD

LGPD OneTrust

Visão Integrada de Produtos e Clientes