IoT Beneficia Supply Chain e Logística

IoT beneficia supply chain

O uso do IoT beneficia supply chain, bem como o gerenciamento eficaz da cadeia de suprimentos com suas ferramentas, que é umas das bases para o sucesso de qualquer empresa. Empregar IoT na logística, seja para os segmentos do varejo, transporte, finanças, contabilidade, saúde e muitos outros, significa adotar uma tecnologia facilitadora e estratégica. Isso porque a Internet das Coisas faz uso intenso de ativos, sejam eles móveis ou estacionários. 

Por isso, nesses setores, sua implementação na logística e cadeia de suprimentos é cada dia mais alta, transformando-os em parte de um ecossistema conectado. Assim, é possível ter a interação e compartilhamento de informações críticas entre colaboradores e seus gestores. Hoje, caminhões, carros, aviões, navios e etc., têm um papel crucial para a rede IoT, e o uso integrado destas tecnologias com ativos móveis, já deixou sua marca para as indústrias de logística e transporte.  

Papel da Internet das Coisas na Gestão do Supply Chain 

Para entender como IoT beneficia o supply chain, vamos explicar como ela se iniciou. Os setores de logística, transporte e armazenamento operam há um bom tempo com sistemas conectados. Antes mesmo do termo “Internet das Coisas” ter surgido, já eram usadas tecnologias para obter a rastreabilidade de ativos. 

Com o uso dessas tecnologias, foi possível a transformação do ambiente corporativo e seus ativos em um ecossistema conectado, monitorável e eficaz. A adoção precoce dessas ferramentas permitiu que esses setores se tornassem um meio de inovação e capacitação para outros segmentos industriais, renovando toda sua cadeia de suprimentos e otimizando processos de ponta a ponta. 

A gestão da cadeia de suprimentos é um campo muito diversificado, sujeito a inúmeras ocorrências que podem prejudicar a produtividadealém da qualidade de produtos, serviços e a pontualidade das entregas. No decorrer de uma entrega, uma enorme quantidade de operações acontece simultaneamente, sendo crucial para os gestores do supply chain otimizá-las. 

É aí que o IoT beneficia a cadeia de suprimentos, colaborando na construção de visões gerais e atendendo às estruturas complexas de logística, suprimento e armazenamento de ativos. Como consequência, isso torna os processos mais funcionais e simplifica todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos.  

Assim, os gestores têm um maior poder de supervisão, estratégico e ágil, com informações relevantes e colaboradoras para a tomada de decisão ou para melhoria contínua de processos. 

IoT Vem Revolucionando a Logística 

Assim como é relevante para a gestão do supply chain, o IoT na logística também tem sua representatividade e vem revolucionando o setor. O primeiro ponto é em relação a visibilidade: IoT promove a visualização em tempo real de rotas logísticas e do fluxo de materiais no abastecimento, aumentando a eficiência de toda a cadeia de produção e da gestão de estoque. 

Outra revolução promovida é o fácil acesso a um volume imenso de dados em tempo real. Assim, as análises atuais são aprimoradas e o desenvolvimento de inovações é promovido. Isto é revolucionário pois, o que era antes utilizado somente em corporações com estruturas robustas de tecnologia, agora pode fazer parte da rotina de pequenas empresas.  

As ferramentas atuais de IoT para logística, permitem empresas de qualquer porte conectarem toda sua cadeia de abastecimento, independentemente dos processos, idade de equipamento, sua localização ou protocolos utilizados por outras tecnologias já integradas. 

Esse ecossistema conectado causa uma massificação de dados, com alto volume e velocidade, transformando informações em insumos importantes para os tomadores de decisão, e permitindo que enxerguem sua cadeia de valor de uma outra maneira. Entretanto, sem uma infraestrutura que comporte essa massificação e concentre o excesso de informações, o enorme montante de dados gerados diariamente pode ser opressivo.  

Assim, o processo de decisões se torna mais lento e complexo, em vez de ágil e simplificado. Isso porque os gestores ficam no meio de uma montanha de dados não estruturados adequadamente. 

IoT Beneficia Supply Chain e Sua Empresa Pode se Beneficiar Também

Até aqui, já vimos como o IoT beneficia a cadeia de suprimentos por meio de uma melhor gestão dos ativos, automação de processos, melhor gerenciamento de recursos e transparência no fluxo logístico. No entanto, são muitos dispositivos, tecnologias com diferentes protocolos, além das multifacetas do gerenciamento de supply chain.  

Por isso, para que a integração de IoT na logística seja efetiva e promova todos esses benefícios, é indispensável encontrar o parceiro certo, com especialistas no assunto, expertise em Internet das Coisas e cases de sucesso

Tenbu é especializada em soluções que dão apoio à tomada de decisão de seus clientes, gerando valor em áreas como Analytics, Big Data, Machine Learning, IA, Data Science e IoT. Tudo isso para viabilizar decisões inteligentes, ágeis e promover a melhoria contínua de produtos, processos e procedimentos!

Compartilhar conteúdo