IoT

Use “Internet das Coisas” para aumentar eficiência  operacional e transforme seus modelos de negócios

A necessidade de ser flexível, ágil e eficiente vem crescendo muito. O mundo de hoje vê rápidas mudanças acontecerem e tecnologias disruptivas aparecerem a todo momento. Para equilibrar todos esses fatores e se manter competitivo, os negócios, principalmente a indústria, estão utilizando o IoT para suas estratégias de transformação digital. Aquelas empresas que conseguem utilizar a tecnologia com sucesso observam ganhos significantes, conectando pessoasprocessos e produtos, coletando, monitorando e analisando dados para tomar decisões mais rápidas e precisas. 

Com um grande número de aplicações e capacidades, as soluções de IoT auxiliam diversas necessidades em diferentes tipos de negócio. Porém, para alcançar o sucesso, é necessário escolher muito bem os casos de uso e como eles se relacionam com os objetivos do negócio. Para começar a identificação desses casos de uso, considere responder às seguintes questões: 

  • Quais objetivos de negócio se beneficiarão rapidamente com as capacidades do IoT? 
  • Quais são os projetos mais relevantes de IoT que melhor suportam esses objetivos de negócio? 
  • Quais funções e capacidades do IoT são necessárias para implementar esses projetos? 
  • Como você pode se beneficiar dessa informação para investir de forma inteligente em IoT e construir um roadmap de sucesso? 

Segundo pesquisas da VDC em 2020, “A transformação digital e o IoT estão impactando todas as vertentes do mercado de manufatura. Na verdade, em 3 anos, estima-se que 78% das organizações de engenharia esperam que seus produtos sejam beneficiados pelo IoT de alguma forma. De melhoria na funcionalidade e serviços, até mudanças no modelo de negócio, a adoção de IoT está redesenhando o ecossistema de engenharia. 

Começando Sua Jornada IoT

Primeira coisa que se deve pensar é em ter uma estratégia holística, pois isso garante que as iniciativas não fiquem travadas em um nível que só beneficiem uma área ou trabalhador, ou até que esteja focado em uma necessidade de negócio.

Os dados de IoT promovem um ciclo de transformações na empresa inteira, indo de melhorias nas operações de manufatura e feedback para a engenharia, até trazer melhores resultados para o serviço, vendas e marketing.

Alguns benefícios mais observados são: 

  • Redução de custos operacionais; 
  • Melhoria na produtividade de trabalho; 
  • Melhoria na efetividade operacional; 
  • Desempenho confiável e repetível através das linhas de produção e plantas; 
  • Diferencial estratégico nas capacidades dos produtos e serviços; 
  • Taxas maiores de satisfação dos clientes. 

Desmistificando a Abordagem “Faça Você Mesmo”

Algumas organizações optam por começar a Jornada IoT sozinhas, desenvolvendo as aplicações “dentro de casa”. Na maioria dos casos, essas empresas percebem rapidamente que essa escolha pode custar caro, devido aos desafios que são encontrados durante o processo, que incluem: 

  • Verba: Os investimentos em soluções feitas “em casa”, na maioria das vezes, são até quatro vezes maiores dos que aqueles feitos para contratar consultoria especializadas; 
  • Tempo: Soluções feitas em casa tomam um tempo significativamente maior do que aquelas desenvolvidas por especialistas. Muitas vezes, a organização que opta por fazer tudo por si só, acaba travando na hora de definir o ROI; 
  • Expertise: Organizações industriais normalmente enfrentam problemas para contratar e reter os melhores talentos em tecnologia; 
  • Escalabilidade: O enorme custo de escalabilidade, combinado com a falta recursos, trava a transição de um piloto para uma solução disruptiva. 

Grandes decisões demandam
análises mais inteligentes

Implementamos soluções para o apoio à tomada de decisão
com base em análise de dados.

Top 5 Casos de Uso 

:: Manutenção Preditiva 

Paradas inesperadas das máquinas criam problemas que afetam a organização por inteiro, prejudicando o relacionamento com clientes, lucro, produtividade e até contratos de serviço. Ao invés de reagir a problemas, o ideal é prevê-los através da análise de dados em tempo real e do histórico das máquinas, criando alertas baseados em condições específicas, para que os técnicos possam corrigir falhas antes que elas aconteçam.  

  • Evite paradas custosas e não planejadas; 
  • Reduza a necessidade de truck rolls; 
  • Resolva problemas mais rapidamente para atingir os SLAs.  

:: Product as a Service (PAAS) 

Nos cenários de commodity e diminuição das margens de lucro, a utilização de serviços oferece uma oportunidade de ganhar vantagem competitiva. Integrando capacidades inteligentes de produto com sua estratégia de serviços conectados, é possível vender performance ou ofertas baseadas em resultados, incluindo utilização, tempo de atividade, e poder por hora. Através de ofertas centradas em clientes, que entregam seu produto como serviço, é possível beneficiar a empresa por inteiro. 

  • Impulsione a experiência do cliente e gere demanda; 
  • Escale para novos mercados; 
  • Maximize os lucros.  

:: Monitoramento Remoto de Condições 

As expectativas dos clientes quanto as ofertas e tempo de produção são grandes e inabaláveis. Ao mesmo tempo, seu time de serviços é responsável por manter os custos materiais e de produtividade sob controle. Para conseguir equilibrar os dois, o monitoramento remoto é uma grande alternativa. Os dispositivos IoT mandam dados em tempo real que geram visibilidade sobre a performance dos equipamentos, o que ajuda os técnicos a identificarem falhas e corrigir os problemas antes que eles prejudiquem a operação do cliente. 

  • Prevenir tempos de parada; 
  • Minimizar a necessidade de serviços presenciais; 
  • Melhorar sucesso e satisfação dos clientes.  

:: Instruções Digitais de Trabalho 

Enquanto muitos processos operacionais se beneficiaram com os avanços tecnológicos, as instruções de trabalho não evoluíram na mesma velocidade. Diferentemente das instruções feitas em papel, as digitais baseadas em dados coletados de IoT, oferecem uma visão simples e única, através da integração com soluções de Realidade Aumentada. Os operadores podem acessar as informações necessárias em tempo real, até mesmo para tirar dúvidas no momento do trabalho, de forma segura e eficiente. 

  • Aumentar a produção de qualidade; 
  • Reduzir desperdícios e retrabalhos; 
  • Melhorar segurança, requalificação e onboarding dos colaboradores.  

:: Benchmarking das Plantas 

No crescente cenário competitivo, os fabricantes precisam achar novas maneiras de se diferenciarem dos competidores e capitalizar vantagens críticas. Cada chão de fábrica representa um tesouro de dados acionáveis, porém muitas vezes são ocultados por sistemas díspares, processos manuais, rendimentos variados e reports isolados entre as plantas. Para superar esses desafios, os fabricantes precisam priorizar o IoT como forma de fazer o benchmarking das plantas; com o IoT, você pode facilmente coletar, validar e interpretar os dados entre as plantas, equipamentos e linhas de produção. 

  • Melhorar as eficiências operacionais; 
  • Acelerar o time to market; 
  • Habilitar as melhores práticas baseadas em dados. 

Cases

Success Case - HBSA - Jornada Data Driven

Success Case Hidrovias do Brasil Jornada Data Driven.

Perfil do cliente Indústria: Logística.

Empresa: HBSA Hidrovias do Brasil SA

Como te ajudamos

Nós da Tenbu atendemos empresas que buscam iniciar a Jornada Analítica, Big Data em ambiente cloud ou empresas que já iniciaram essa jornada e procuram uma consultoria altamente capacitada para apoiar na Modernização de Data Warehouse, melhorias do ambiente analítico, governança de dados, focando nos problemas e dores das áreas de negócio. Através da nossa expertise, conseguimos direcionar os serviços da Azure para atender as necessidades de negócio, independente do porte e volumetria de dados da empresa, implementando Quick Win para agregar e provar o valor do investimento a empresa.

jornada Data Driven

Business Analytics

Tenbu Self Services Analytics

Data Storytelling

Ciência de Dados

Modelos de Machine Learning

Machine Learning para Supply Chain

jornada Cloud Computing

Azure

AWS

IBM

Indústria inteligente

Eficiência Energética

Redução de falhas

Manutenção Preditiva

IoT

Governança de dados e LGPD

LGPD OneTrust

Visão Integrada de Produtos e Clientes