Jornada Data Driven Transforma Dados em Informação

jornada-data-driven

Jornada Data Driven é essencial para transformar informações em inteligência de negócio, adquirindo insumos importantes para a tomada de decisão. Tendo em vista que as empresas geram e coletam um volume imensurável de informações diariamente, o trabalho de análise e transformação dos dados se torna cada vez mais importante. As organizações que têm conhecimento sobre como filtrar e tratar todos esses dados acabam tendo vantagens. 

Sem utilizar práticas e tecnologias para manipular e processar todo este montante de informações em tempo real, uma empresa tem em mãos somente dados isolados, insuficientes para expressar algo realmente significativo. O processo de decisão faz parte das rotinas diárias de uma organização e para torná-las mais ágeis e assertivas, é preciso ter informações absolutamente confiáveis e acessíveis à disposição dos decisores. 

Mas, como conquistar esse poder de transformar dados em inteligência para o negócio? Neste conteúdo, te falaremos como uma Jornada Data Driven é importante para garantir a qualidade das informações e transformá-las em recursos preciosos para o processo decisório das empresas. 

Dados e Informações: Existe Diferença? 


Antes de aprender sobre a Jornada Data Driven, é muito importante saber que, apesar de dado e informação serem muito utilizados como sinônimo (o que não é errado), não se tratam da mesma coisa nas estratégias de negócios. 

Um dado é a representação de uma informação bruta, sem valor de uso, mas que tem potencial para se transformar em algo útil. Já informação, é um aglomerado de dados processados e que, dentro de um contexto, ganha sentido e valor real para identificar pontos ou alcançar objetivos. 

Por isso, coletar dados e transformá-los em informação qualificadas é um fator crítico para que as decisões se tornem precisas e eficientes. Quando as diferentes equipes de uma empresa são empoderadas com informações de qualidade, elas têm a capacidade de responder, em tempo hábil, quaisquer ocorrências negativas e também ajustar pontos ineficientes relacionados às rotinas, processos, recursos humanos, produtos, suporte ao cliente e etc. 

Jornada Data Driven Garante Qualidade da Informação 


Decidir faz parte do trabalho diário de todo gestor, seja para autorizar algo bem simples ou definir qual será o novo rumo de um negócio. Pequena ou grande, toda decisão precisa ser suportada por informações de qualidade para evitar erros e todos os possíveis prejuízos que vêm com eles.  

Sem transformar dados em informações e informações em inteligência para o negócio, os decisores não conseguem definir uma estratégia que lhe dê uma visão aprofundada sobre cada cliente, do que é preciso para ganhar eficiência nos canais de relação e como aumentar seus canais de comunicação, tanto para o público interno, quanto para o externo. 

Uma empresa que passa por uma Jornada Data Driven incorpora os dados na tomada de decisão. É um processo denso, que exige a compreensão de todo o time, métodos de coleta, qualificação e análise completa de dados relacionados a todas as camadas da empresa. Assim, com informações de qualidade em mãos, gestores e líderes conseguem estabelecer melhores estratégias e tomar decisões rápidascalculadas e assertivas.  

O Que a Empresa Deve Fazer Para Transformar Dados em Informações? 


Passar por uma Jornada Data Driven é implementar uma cultura de decisões direcionadas por informações. Como vimos anteriormente, para ter uma informação, é preciso reunir e confrontar dados até que tenham algum significado. 

Mas, o que uma empresa pode fazer para operar transformando dados em informações e utilizando essas informações como diretrizes para a tomada de decisão? Abaixo, você confere alguns pontos fundamentais para isso:  

  • Desenvolver uma cultura Data Driven; 
  • Estabelecer uma política de dados que esteja em compliance com a LGPD
  • Ter métodos, ferramentas e práticas para coletar e avaliar a qualidade dos dados; 
  • Criar análises e visualizações para identificar padrões e um plano de periodicidade para essas rotinas. 


Qualidade da Informação é Essencial na Jornada Data Driven 


Depois de conseguir transformar dados em informações, é crucial ter formas para certificar a qualidade delas. Até porque, neste mundo totalmente digitalizado, os dados são atualizados a cada instante. Por isso, é indispensável sempre ter informações atualizadas para resolver os problemas presentes e aproveitar as oportunidades de cada período. Afinal, no mundo de negócios, quando se trata de decisões, o dia é hoje e a hora é agora

Além de atualizadas, as informações precisam ser completas, claras e objetivas, para que as decisões tomadas a partir delas sejam sempre as melhores para cada fim. Transformando dados atualizados em informações de qualidade que geram conhecimento, fica mais fácil tomar decisões assertivas e ágeis. Operando desta forma, uma empresa tem a capacidade de: 

  • Identificar tendências de mercado; 
  • Redefinir estratégias de marketing e vendas; 
  • Entender os movimentos da concorrência; 
  • Entender o comportamento do consumidor.  


Recapitulando os Benefícios da Jornada Data Driven 


Com a competitividade aumentando a cada dia pelas inúmeras ferramentas digitais, para sobreviver na disputa acirrada do mercado e ganhar algum destaque, é preciso investir em meios mais efetivos para atrair o público aos seus produtos/serviços. 

Depois de passar por uma Jornada Data Driven e manter a cultura direcionada por dados, uma empresa tem em mãos informações de qualidade para conhecer melhor seu público e estreitar seu relacionamento com ele, pois já sabe quais abordagens são mais afetivas e efetivas

Além disso, com essas informações, é possível entender melhor a jornada de compra de seus clientes e detectar quais canais de interação recebem mais visitas e geram mais conversões, podendo adotá-los em sua estratégia de negócios

Outro benefício muito impactante é a possibilidade de rastrear as fraquezas do negócio e saber quais possíveis melhorias que podem ser implementadas para corrigi-las. Além de ter as fraquezas rastreadas, é possível também identificar gargalos que reduzem a produtividade e desenvolver práticas, processos e rotinas mais efetivas. 

O fato de ter informações geradas a partir de dados atualizados é importantíssimo para se adequar às recorrentes mudanças no comportamento do mercado e de consumo, que acontecem quase diariamente. Assim, é possível agir da melhor maneira e na hora certa. 

Jornada Data Driven Tenbu 


Como vimos no decorrer deste conteúdo, uma Jornada Data Driven afeta todas as camadas de um negócio. Não se trata somente da integração de tecnologias, mas sim da introdução de uma cultura organizacional com decisões guiadas por dados. 

Tenbu tem a expertise e os especialistas necessários para te entregar todo o suporte requerido em uma Jornada Data Driven e levar sua empresa a outro patamar. Trabalhamos em conjunto com o cliente para determinarmos as reais necessidades do negócio, quais os desafios e o que podemos fazer para ajudar. 

Nossa jornada é composta de 3 etapas

  • Descoberta e identificação; 
  • Avaliação estratégica; 
  • Entrega e transformação. 

 
Para saber como adotar a Jornada Data Driven em sua empresa e garantir os benefícios de decisões pautadas em dados, fale com nossos especialistas! 

FALAR COM ESPECIALISTAS 

Compartilhar conteúdo