Da Revolução Industrial à Revolução da Inteligência, a inovação vem permeando nosso caminho e, assim, ficaram para trás os dias em que importantes decisões de negócios eram tomadas a partir da inteligência e visão das lideranças de uma organização.  

Sim, esses elementos ainda têm seu valor, mas à frente dessa visão adquirida com o conhecimento e experiência dos gestores, estão os indicadores gerados pela análise de dados, transformando-os em decisões inteligentes, assertivas e ágeis – minimizando a possibilidade de erros. 

Com a transformação digital na área de dados, muitas empresas têm aperfeiçoado seus serviços e processos, abrindo espaço para um maior crescimento no mercado. E a Nuvem tem papel essencial para isso. Descubra abaixo o porquê! 

O grande volume de dados e o grande potencial de retorno que oferecem 

De acordo com Satya Nadella, Presidente da Microsoft, os sistemas de inteligência abrangem não apenas processos e tecnologia de uma organização, mas o pessoal envolvido. Além disso, segundo ele, serão esses sistemas os responsáveis por definir a competitividade e a capacidade de mudar o cenário dos setores dos quais os negócios estão inseridos. 

Nada mais convincente do que ouvir o próprio Presidente de uma das maiores empresas de tecnologia do planeta ressaltar a importância da transformação digital na área de dados. 

Corrobora essa afirmativa o fato de que, segundo estimativas, haverão mais de 175 zetabytes de dados em 2025, com 30% sendo consumidos em tempo real. Além disso, mais de 150 bilhões de dispositivos estarão conectados em todo o mundo até 2025, a maioria dos quais estarão criando dados em tempo real. 

Diante desse quadro, 91,6% dos executivos acreditam que o ritmo de investimento em Big Data e IA está aumentando, enquanto 87,8% relatam uma maior urgência para investir. Isso porque estima-se que o investimento em dados pode gerar um aumento de receita anual de US $ 5,2 milhões, devolvendo às organizações um retorno potencial de 547%! 

Dados organizacionais e a jornada rumo a insights 

Como vimos, a transformação digital na área de dados tem produzido um volume de informações cada vez maior – e de modo cada vez mais rápido.  

Soma-se a isso a grande variedade de informações e fica cada vez mais difícil responder a questões como: 

  1. Quais dados sua empresa possui? 
  2. As informações são mesmo confiáveis? 
  3. As pessoas podem acessar dados para tomar decisões corretas? 
  4. De que modo obter insights mais ágeis? 
  5. Em relação à conformidade, como ficam esses dados? 

É aqui que entra em cena a Jornada Data Driven, identificando dados detectáveis, seguros e de boa qualidade; avaliando o impacto dessas informações; usando o Analytics para compreender comportamentos e gerar insights.  Assim, é possível criar experiências conectadas e inteligentes, obtendo um feedback positivo para: 

  • Engajar clientes; 
  • Transformar produtos; 
  • Fornecer informações às pessoas que precisam tomar decisões; 
  • Otimizar operações.  

Importância da Computação em Nuvem para o uso inteligente de dados 

A transformação digital na área de dados exige uma boa infraestrutura que permita colocar em prática estratégias como o uso de Big Data e soluções de Analytics, coletando e processando dados constantemente, visando gerar insights em tempo real, para todos os setores organizacionais. 

Antes do Cloud Computing, seria necessário um investimento pesado em infraestrutura de TI, mas com a nuvem é mais econômico e rápido conseguir esses resultados. Isso porque a tecnologia de nuvem é: 

  • Produtiva – 79% dos clientes percebem ganhos na produtividade (O365 Cloud Trend Report); 
  • Híbrida – 91% dos TDMs acreditam em ambientes híbridos para o longo prazo (RightScale); 
  • Inteligente – mais de 100 serviços prontos para uso distribuídos em 58 Regiões diferentes; 
  • Confiável – mais de U$ 1 Bilhão investidos em Segurança, P&D e 3500 especialistas em Segurança Cibernética. 

E as vantagens continuam. A infraestrutura em Nuvem oferece: suporte às mais variadas cargas de trabalho de diversos parceiros e fornecedores; grande flexibilidade e facilidade no gerenciamento da segurança digital de ponta a ponta e, ainda, economia com controle granular de custos de recursos, alertas e assistentes. 

Para obter esses resultados, a migração para nuvem deve ser feita por uma equipe especializada que vai elaborar a estratégia, mediante as necessidades da organização, tomando todas as providências para que a migração ocorra com segurança e acompanhando o processo para promover melhorias contínuas no processo. 

Com a adoção da nuvem, a transformação digital na área de dados é mais rápida e eficiente, oferecendo retornos positivos para as empresas que possam controlar suas informações, enquanto a tecnologia mantém os dados seguros. 

Esse acesso inteligente a dados também auxilia o processo de inovação e cria uma cultura de democratização do acesso a informações, ao mesmo tempo que cria uma conscientização em relação ao papel de cada colaborador com a criação, uso e segurança desses dados.  

Ao capacitar todas as equipes para o uso de informações que levem a decisões mais assertivas, também se estimula a troca de conhecimentos. Essa mudança de mindset faz toda diferença na organização, uma vez que segundo a Harvard Business Review, empresas que têm uma cultura de uso de dados experimentam uma melhoria de quatro vezes no desempenho da receita e da satisfação de seus clientes. 

Tenbu é especializada em soluções que permitem aos seus clientes tomarem decisões inteligentes e que gerem valor em diversas áreas da organização. 

Fale com nossos consultores e saiba como usar a transformação digital na área de dados para agregar valor aos seus negócios. 


Comentários: 0

Ainda não há comentários neste post. Seja você o primeiro a comentar!

Deixar um comentário