Sucess Case – Algar Telecom

Sucess Case Governança e Integração de Dados Perfil do cliente Indústria: Tecnologia da Informação e Comunicação Empresa: Algar Telecom (empresa do Grupo Algar) Empresa Iniciou seus negócios em 1954, com a oferta de telefonia fixa em Minas Gerais, e hoje vende soluções completas de Tecnologia da Informação e Comunicação para dez estados do Brasil, incluindo […]

Sucess Case

Governança e Integração de Dados

Perfil do cliente

logo-white-algar

Indústria: Tecnologia da Informação e Comunicação

Empresa: Algar Telecom (empresa do Grupo Algar)

Empresa

Iniciou seus negócios em 1954, com a oferta de telefonia fixa em Minas Gerais, e hoje vende soluções completas de Tecnologia da Informação e Comunicação para dez estados do Brasil, incluindo serviços de internet, celular, TV por assinatura, voz, dados, TI e infra, outsourcing, vídeo e mídia de consulta para clientes corporativos e do varejo. Possui mais de 1,4 milhões de clientes nos estados de São Paulo, Mina Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Ceará, além do Distrito Federal.

Detém uma rede de telecomunicações de última geração, com uma extensão de 48,5 mil quilômetros, e tem crescido a cada dia com investimentos em tecnologia, o que garante a alta qualidade dos serviços oferecidos, compromisso que mantém com seus clientes e que reflete no excelente índice de satisfação: 94%.

O desafio

Mediante o objetivo da Algar Telecom de transformar digitalmente sua operação, sendo mais eficiente e promovendo a melhor experiência para seus clientes, diante dos novos desafios do mercado em processos de Big Data & Analytics, surgiu a necessidade de aplicação de conceitos e processos de Governança de Dados para que seja mantida a qualidade e confiabilidade das informações na empresa. Outro fator importante foi a necessidade de manutenção efetiva do Data Warehouse, já existente a alguns anos, a fim de otimizar os processos de governança de integração de dados, bem como definir e implementar esses modelos para o Data Lake.

Unido a isso, a Algar Telecom precisava otimizar o uso das ferramentas de trabalho em processos de Governança, adotando melhores práticas de mercado e otimizando recursos de hardwares e softwares. Todos esses fatores levaram a Algar Telecom a buscar uma consultoria especializada que pudesse auxiliá-los e que tivesse referência em todos os itens acima.

Solução

Através de um processo de assessment, identificamos a arquitetura, processos e o nível de maturidade atual da empresa em termos de governança e metodologia. Alinhamos as melhores de mercado e metodologia do DAMA, elaboramos um framework de governança adequado para a Algar, onde para cada disciplina abordada foram desenvolvidos processos otimizados, templates, papéis, responsabilidades e documentos de referência técnica adequados à realidade da empresa.

Orientamos que, a partir da implementação dos processos e uma mudança de cultura da equipe, haverá um maior controle sobre as regras e qualidade que incidem na informação, além de ser possível elevar o nível de maturidade da governança para obter melhores resultados através das boas práticas propostas, tornando-os capazes de gerar avanços profundos na Gestão da Informação.

Ao final, realizamos um mentoring para implantação dos processos entregues, apontando a utilização da suíte IBM InfoSphere, adequada às metodologias tradicionais e ágeis na condução de projetos.

BENEFÍCIOS

Elaboramos soluções de Governança de Dados com foco em integração, qualidade de dados e a implantação de processos para o Modelo de Operação, alavancando um ecossistema de inovação.

Atendemos a expectativa do cliente direcionando a definição da governança e metodologia de integração de dados, onde estabelecemos processos e métodos de trabalho com a definição de papéis, responsabilidades, padrões, políticas e procedimentos.

“Recomendo a Tenbu, em primeiro lugar pela competência e presteza dos profissionais. Destacamos a qualidade das entregas, o que permite dar continuidade ao trabalho, expandindo para outras áreas da empresa. “ “A Tenbu demonstrou grande conhecimento na questão de governança, conceitos do DAMA e domínio das ferramentas, além de pessoas muito envolvidas em toda a cadeia do projeto.”
Rogério Okada
Gerente de Aplicações Corporativas na Algar Telecom

A Tenbu é uma empresa especializada na elaboração e implantação das melhores soluções para o apoio à tomada de decisão de seus clientes.

Nosso negócio é viabilizar decisões inteligentes, bem informadas e que gerem valor. Pesquisamos e integramos soluções de vanguarda de forma criativa e inovadora, agregando e cruzando informações internas e externas com o objetivo de oferecer diferencial estratégico na utilização de dados.

Ajudamos nossos clientes em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis, prevenir e identificar fraudes, obter uma visão 360º de informações internas e externas sobre seus clientes, agregar inteligência cognitiva e big data em seus processos de transformação digital, entre diversos outros temas.