Sucess Case – Banco Votorantim

Sucess Case Governança e Integração de Dados Perfil do cliente Indústria: Mercado Financeiro, Bancos Empresa: Banco Votorantim SA Empresa O Banco Votorantim é um banco de brasileiros, um dos maiores bancos privados do Brasil. Em seu DNA, eles têm a união de uma das maiores instituições financeiras da América Latina a um dos maiores conglomerados […]

Sucess Case

Governança e Integração de Dados

Perfil do cliente

logo-banco-bv-negativo-128

Indústria: Mercado Financeiro, Bancos
Empresa: Banco Votorantim SA

Empresa

O Banco Votorantim é um banco de brasileiros, um dos maiores bancos privados do Brasil. Em seu DNA, eles têm a união de uma das maiores instituições financeiras da América Latina a um dos maiores conglomerados industriais do mundo.

Em mais de 25 anos de trajetória, transformaram o negócio para acompanhar as evoluções do mundo. A cultura é simples e ágil, e garante a essência de estarem sempre próximos dos clientes. Por eles, lançaram novas plataformas digitais e buscaram parcerias com fintechs, trazendo novos olhares para a transformação digital.

O desafio

Visando melhorar a eficiência de seus processos e acomodar o aumento na demanda gerado pela base crescente de clientes, o Banco Votorantim SA necessitava de uma plataforma de integração de dados que suportasse um processamento de dados paralelo, ao mesmo tempo em que disponibilizava uma visão clara dos processos de integração de dados, mantendo a segurança sobre dados confidenciais de clientes. Além disso, o Banco Votorantim necessitava que a solução fosse configurada para ter uma alta confiabilidade, disponibilidade e escalabilidade.

Unido a isso, a Algar Telecom precisava otimizar o uso das ferramentas de trabalho em processos de Governança, adotando melhores práticas de mercado e otimizando recursos de hardwares e softwares. Todos esses fatores levaram a Algar Telecom a buscar uma consultoria especializada que pudesse auxiliá-los e que tivesse referência em todos os itens acima.

Solução

Implementação, configuração e treinamento para a plataforma de Governança e Integração de Dados. Juntamente com o time da IBM, foi feita a implementação do servidor Power Systems e da infraestrutura tecnológica. A tecnologia auxiliava a solução em todos os ambientes. O pacote incluía: IBM InfoSphere Information Server V11.5, IBM InfoSphere Information Analyzer, IBM InfoSphere DataStage, IBM InfoSphere QualityStage, IBM InfoSphere Information Governance Catalog e IBM InfoSphere Data Replication.

Foi necessária a readequação da estrutura das bases analíticas disponibilizadas no SAP HANA, deixando os dados prontos para consumo pelas áreas envolvidas.

Orientamos que, a partir da implementação dos processos e uma mudança de cultura da equipe, haverá um maior controle sobre as regras e qualidade que incidem na informação, além de ser possível elevar o nível de maturidade da governança para obter melhores resultados através das boas práticas propostas, tornando-os capazes de gerar avanços profundos na Gestão da Informação.

Ao final, realizamos um mentoring para implantação dos processos entregues, apontando a utilização da suíte IBM InfoSphere, adequada às metodologias tradicionais e ágeis na condução de projetos.

BENEFÍCIOS

Melhora nos processos e na eficiência para acomodar o crescimento do negócio, poder de processamento necessário para suportar um alto volume de processamento de dados paralelo, ao mesmo tempo em que estabelecia uma metodologia padrão para integração de dados. Além disso, a solução também fornecia um controle melhor e uma visão clara dos processos de integração de dados.

Por fim, a solução também ajuda a proteger dados confidenciais dos clientes, ao mesmo tempo em que dispõe de uma disponibilidade contínua pelo uso da replicação de dados.

A Tenbu é uma empresa especializada na elaboração e implantação das melhores soluções para o apoio à tomada de decisão de seus clientes.

Nosso negócio é viabilizar decisões inteligentes, bem informadas e que gerem valor. Pesquisamos e integramos soluções de vanguarda de forma criativa e inovadora, agregando e cruzando informações internas e externas com o objetivo de oferecer diferencial estratégico na utilização de dados.

Ajudamos nossos clientes em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis, prevenir e identificar fraudes, obter uma visão 360º de informações internas e externas sobre seus clientes, agregar inteligência cognitiva e big data em seus processos de transformação digital, entre diversos outros temas.