Sucess Case

Hidrovias do Brasil

Otimização Energética de Empurradores

Perfil do cliente

hidrovias-logo
Indústria: Logística

Empresa: HBSA Hidrovias do Brasil SA

Missão: Prover serviços de qualidade utilizando modal hidroviário e priorizando sempre o desenvolvimento sustentável e a ética.

Empresa

A Hidrovias do Brasil é uma empresa de soluções logísticas integradas, nascida a partir de uma startup financiada pelo Fundo de Investimentos Pátria.

Atuam há mais de 8 anos com projetos consistentes para atender, de maneira personalizada e inovadora, às necessidades dos seus clientes.

O desafio

A Hidrovias do Brasil conta com uma frota de empurradores que percorrem rios levando toneladas de matérias (grãos, celulose, minério, etc) até portos para serem exportados por navios. Ao longo dos sinuosos e complexos trechos percorridos nos rios, diversos fatores externos, tais como: velocidade da água e do vento, quantidade de barcaças que compõe o comboio, operação, peso da carga e quantidade de líquidos nos lastres do empurrador influenciam diretamente no consumo de combustível. Além disso, a escassez de conectividade com a internet nas embarcações torna inviável uma solução totalmente baseada em nuvem, então uma arquitetura mista teria que ser desenvolvida.

Uma vez que o consumo de combustível corresponde a uma grande parcela no gasto monetário dessas operações, o desafio desse projeto foi avaliar os 360 sensores embarcados nos empurradores e identificar quais deles influenciavam diretamente na navegação e por sua vez o impacto no consumo de combustível. O objetivo desta solução era prover o Capitão com informações da navegação em tempo real, como velocidade do empurrador, do vento e água, consumo de combustível, eficiência, e sugerir a melhor configuração de navegabilidade a cada 5 minutos.

Solução

A solução proposta para minimizar o consumo de combustível e melhorar a navegabilidade dos empurradores foi baseada no histórico de informações coletadas por cada empurrador durante os últimos anos via sensores embarcados. O modelo construído considera diversos sensores coletados pelo sistema embarcado nos empurradores, como por exemplo velocidade da água por trecho do rio, velocidade do vento, rotação do motor, velocidade do empurrador, juntamente com outras informações significativas como a carga de cada comboio a ser transportado.

Baseado nos dados disponibilizados, implementamos um processo de Machine Learning que é capaz de considerar todos os fatores da navegação citados e propor, a cada 5 minutos, qual a melhor configuração dos motores para o trecho do rio (baseado na latitude e longitude do empurrador). O resultado do processo é exibido em tempo real dentro da cabine do Capitão, apoiando na tomada de decisão.

O processo de Machine Learning e toda a estrutura de dados está hospedado em servidores da Amazon, permitindo escalabilidade, melhoria na performance e disponibilidade dos serviços que acontecem diariamente.

Com base na aplicação desenvolvida, o Capitão e o time de operações podem compreender melhor os fatores determinantes no consumo do combustível, permitindo uma navegação inteligente e com mais eficiência.

A Tenbu é uma empresa especializada na elaboração e implantação das melhores soluções para o apoio à tomada de decisão de seus clientes.

Nosso negócio é viabilizar decisões inteligentes, bem informadas e que gerem valor. Pesquisamos e integramos soluções de vanguarda de forma criativa e inovadora, agregando e cruzando informações internas e externas com o objetivo de oferecer diferencial estratégico na utilização de dados.

Ajudamos nossos clientes em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis, prevenir e identificar fraudes, obter uma visão 360º de informações internas e externas sobre seus clientes, agregar inteligência cognitiva e big data em seus processos de transformação digital, entre diversos outros temas.