Sucess Case – Quicko

Sucess Case Construção do ecossistema BI & Analytics Perfil do cliente Indústria: Mobilidade Empresa: Quicko Missão: Mais que multi, a Quicko é intermodal. Ser intermodal significa que a Quicko entende de todos os meios de transporte e, além de oferecer várias opções de rotas para o seu destino com o seu modal preferido, conecta diferentes […]

Sucess Case

Construção do ecossistema BI & Analytics

Perfil do cliente

quicko

Indústria: Mobilidade

Empresa: Quicko

Missão: Mais que multi, a Quicko é intermodal. Ser intermodal significa que a Quicko entende de todos os meios de transporte e, além de oferecer várias opções de rotas para o seu destino com o seu modal preferido, conecta diferentes meios para você fazer um caminho mais fácil, inteligente e conveniente. Essa é a verdadeira mobilidade!

Empresa

A Quicko é uma plataforma que usa dados de mobilidade para criar um relacionamento digital com as pessoas e tornar o deslocamento diário mais inteligente. A proposta é integrar e oferecer soluções de transporte multimodal aos mais de 12 milhões de pessoas que se locomovem de diferentes maneiras pela região metropolitana de São Paulo.

A proposta central da Quicko é ser um assistente pessoal na locomoção, onde o usuário encontrará todas as informações relacionadas às condições do transporte público, como trens, metrô e ônibus, assim como os melhores serviços para facilitar o dia a dia e o melhor trajeto para completar a viagem.

O desafio

Em busca de proporcionar uma melhor experiência e compressão dos seus usuários, a Quicko identificou a necessidade de construir uma plataforma unificada de dados. A proposta de um ecossistema analítico visa centralizar todos os dados da empresa em uma única arquitetura, permitindo estudos, acompanhamento e insights do dia a dia dos usuários, visibilidade em tempo real e modelagem estatística, além de permitir um modelo de governança de dados.

Para obter indicadores operacionais e insights de negócio, a Quicko se desprendia de um esforço diário para extrair manualmente os dados das plataformas / serviços sob o qual o modelo de negócio é suportado (como ‘Google Play’, ‘Apple Store’, ‘Google Ads’, ‘Facebook’, ‘Google Analytics’, dentre outros sistemas internos) e centralizava todos os dados em uma estrutura de planilhas preenchidas por diversos colaboradores, de forma simultânea, demandando tempo e tornando o consumo das informações suscetível a possíveis fragilidades / erros no “input”.

Solução

Diante do cenário, se fez necessário a estruturação e operacionalização da área de BI & Analytics, visando a estruturação dos dados propriamente dita, bem como criação de KPIs e roadmap de entregas e utilização de dados, possibilidades de segmentações e análises de relacionamento com o cliente, além de um Data Lake para centralizar as análises e coleta dos dados de forma automática.

A arquitetura do ecossistema considerou uma plataforma de dados em nuvem (Microsoft Azure), utilizando as melhores tecnologias para a implementação de um Data Lake, visando atender os pontos destacados abaixo:

  • Análise dos dados estatísticos do aplicativo Quicko (iOS e Android);
  • Análise dos dados de navegação dos clientes a partir dos eventos gerados no aplicativo;
  • Análise dos dados de comportamento dos clientes a partir de suas rotas / horários / modais;
  • Análise de clientes ativos / inativos a partir das bases de Loyalty e Cadastro;
  • Análise da frequência e período de utilização do aplicativo;
  • Acompanhamento de volumetria: aquisição, relacionamento e perda de clientes;
  • Volume de acesso;
  • Segmentação de clientes;
  • Análise de Churn.

RESULTADOS

Como resultado, agora é possível acessar e analisar os dados brutos, bem como consumir as informações a partir dos dados estruturados ou das visões criadas para atender os requisitos de negócio, que também servem de insumo para os relatórios e dashboards criados no Power BI (Microsoft).

O sucesso dos projetos também se deve a diversos fatores, dentre os quais:

  • Aumento da produtividade da equipe;
  • Redução de falhas relacionadas aos inputs manuais;
  • Melhora substancial na facilidade de acessar os dados
    e obter indicadores operacionais e de negócio;
  • Rapidez em gerar insights e melhorar processos de
    negócio;
  • Facilidade na tomada de decisão.

A Tenbu é uma empresa especializada na elaboração e implantação das melhores soluções para o apoio à tomada de decisão de seus clientes.

Nosso negócio é viabilizar decisões inteligentes, bem informadas e que gerem valor. Pesquisamos e integramos soluções de vanguarda de forma criativa e inovadora, agregando e cruzando informações internas e externas com o objetivo de oferecer diferencial estratégico na utilização de dados.

Ajudamos nossos clientes em temas como: identificar produtos e unidades de negócio mais rentáveis, prevenir e identificar fraudes, obter uma visão 360º de informações internas e externas sobre seus clientes, agregar inteligência cognitiva e big data em seus processos de transformação digital, entre diversos outros temas.