ROI em IoT Analytics – 3 Passos Para Melhorar Resultados

ROI em IoT Analytics

Você sabe como é composto o ROI em IoT Analytics? Sabemos que a eficácia geral dos equipamentos (OEE) interfere diretamente no retorno, mas os benefícios devem ser comparados aos custos do programa para chegar ao valor exato do retorno sobre investimento.  

Na composição dos custos estão: custo do software; valor gasto para desenvolver soluções analíticas para encontrar e solucionar problemas de alto valor; custo de formação de especialistas. Obviamente, estas são apenas algumas das diretrizes para calcular o custo do investimento em IoT e, neste conteúdo, a intenção não é apresentar detalhadamente este cálculo.  

Assim sendo, apresentamos a seguir 3 passos para a empresa limitar o custo total de propriedade e obter o melhor ROI em IoT Analytics. Boa leitura! 

  1. Melhorar repetitividade e escalabilidade para obter menor valor de investimento

Ainda há pouco tempo, a grande maioria das empresas tratavam seus projetos de análise como ações pontuais. Dessa forma, o investimento ia para desenvolvimento ou aquisição de análises especializadas, centralizadas em uma única questão, como por exemplo, melhorar a qualidade da produçãoaprimorar processos ou manutenção preditiva.  

Maximizar os benefícios investindo o mínimo necessário depende de abordagens de maior escalabilidade e que sejam reproduzíveis repetidamente, e não do investimento em soluções projetadas exclusivamente para resolver um único problema. As análises requerem periodicidade para que as estratégias se refinem cada vez mais com o passar do tempo e entreguem melhores resultados com menores custos. 

  1. Utilizar uma plataforma dedicada à IoT para reduzir custos e melhorar ROI em Analytics 

É necessário ter uma abordagem de plataforma para IoT Analytics para desenvolver apps em torno de dados, painéis, alertas e algoritmos comuns. Afinal, os aplicativos criados em uma plataforma são expansíveis e permitem maior desenvolvimento de soluções de valor agregado. Isso os torna muito mais valiosos que soluções de nicho. 

Outro fator relevante na abordagem de plataforma para IoT Analytics é criar e fornecer modelos de painéis e alertas que colaborem com o negócio na coleta de informações e realização de análises.  

É importante que as empresas tenham suporte especializado e um projeto personalizado. Afinal, para seu crescimento, é providencial contar com soluções customizadas e desenvolvidas para a necessidade do negócio. Assim, é possível alavancar um aplicativo existente apenas com o redimensionamento para novas fábricas, regiões ou para resolver tipos diferentes de problemas. 

  1. Faça da melhoria contínua em sua produtividade uma realidade

É muito comum as empresas citarem em suas apresentações e/ou reuniões a importância e os esforços direcionados em melhoria contínua. Sim, com certeza a necessidade de melhorar sempre é óbvia, mas precisa sair do papel. 

A abordagem de plataforma para IoT Analytics permite que as equipes de melhoria contínua não se limitem em resolver apenas um tipo de problema. Desse modo, elas podem direcionar seu foco nas próximas e mais relevantes oportunidades de melhoria e utilizar o IoT Analytics para aprimorar os processos existentes.  

O conjunto de ferramentas analíticas na abordagem de plataforma IoT, bem como os recursos humanos essenciais direcionados a ela, podem maximizar o OEE (Overall Equipment Effectiveness).  

No entanto, para isso, é preciso cumprir adequadamente o primeiro passo: melhorar a escalabilidade para obter menor valor de investimento! 

Como usar uma estrutura OEE para elevar o ROI em IoTAnalytics? 

Se você busca melhorias adicionais para obter o melhor retorno possível de seus investimentos, bem como aumentar a eficácia geral do equipamento (OEE), o IoT Analytics é uma excelente ferramenta. 

Existem estruturas prontas que as empresas podem utilizar para estimar o valor comercial de uma iniciativa de IoT Analytics. Para isso, é importante verificar Casos de Sucesso ou Casos de Uso para adaptá-los à realidade de seu negócio, o que vai proporcionar um ROI positivo. 

Nesse sentido, outra dica importante para ter um ROI atrativo é começar com projetos menores e ganhar valor tangível para obter uma base sólida de expansão. Os projetos iniciais precisam direcionar na detecção e priorização das oportunidades na planta, sempre objetivando a capacidade de melhorar o OEE. Além disso, devem ser mensuráveis, com resultados tangíveis, dentro da realidade de cada negócio ou iniciativa. 

Veja um exemplo simples deste conceito: Para melhorar o rendimento de um produto desafiador ou reduzir o tempo de inatividade de um equipamento, uma empresa pode realizar uma análise de lote. Assim, pode manter os custos baixos e definir, com base em dados, a base futura utilizando uma abordagem escalável em plataforma.

Melhore a produtividade reduzindo as 6 grandes perdas de OEE e eleve o ROI em IoTAnalytics

Reduzir as 6 grandes perdas de OEE é muito importante para elevar o ROI de IoT Analytics. São elas: falha no equipamento; necessidade de configurações e ajustesparadas menoresvelocidade reduzidadefeitos de processo e rendimento inferior.  

Essas correções são fundamentais para impulsionar melhorias na disponibilidade, desempenho e qualidade. Além disso, é importante ter em mente que a melhoria no OEE oferece resultados significativos, podendo inclusive, expandir o número de opções de modelos de negócio e oportunidades de receita. 

Um bom exemplo disso é aumentar o valor de uma linha de produção, estendendo-a para a produção de novos produtos. Chegou o momento da indústria gerar mudanças significativas com IoT Analytics e preparar o terreno para melhorias futuras que vão além do desempenho da fábrica

Um estudo da Tech-Clarity com base na planta da Stanley Black & Decker, no México, mostrou um melhor desempenho operacional com Internet das Coisas. Desse modo, a empresa elevou seu ROI de IoT Analytics, obtendo os seguintes resultados: 

  • Aumento de 24% no OEE; 
  • Redução de 16% nos defeitos; 
  • Aumento da utilização de mão de obra de 80% para 92%; 
  • Rendimento da linha 10% maior.  

Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e lembramos que em nosso Blog você encontra informações relevantes sobre análise de dados, essencial para o sucesso de sua empresa. Para começar, sugerimos a leitura do artigo: 

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