Será Que os Líderes Estão Preparados Para a IA?

Lideres-IA

Uma pesquisa feita pelo instituto IBV em 2017, mostrou que os desafios são grandes. A notícia boa é que 61% dos CMOs e Líderes de Vendas dizem que a IA será uma força disruptiva em suas indústrias e 64% afirmam que suas indústrias estarão preparadas para adotarem IA nos próximos 3 anos. Por outro lado, apenas 24% dizem possuir uma estratégia estabelecida para a IA dentro da organização onde trabalha. Reconhecem ainda que suas empresas estão nos estágios iniciais de consideração e avaliação da tecnologia. Os números mostram um enorme paradoxo, e surgem questões que sempre incomodam:

  1. Qual é o papel de marketing na jornada de transformação digital da organização?
  2. Qual é o papel do CMO? Ele faz parte da liderança da transformação digital? Ocupa um papel protagonista ou é coadjuvante?

A extensão e a ambição na introdução da tecnologia de IA no marketing, bem como outras novas tecnologias, vai depender do papel que o marketing está representando na transformação digital da organização. Aliás, é mais do que isso: a entrada de novas tecnologias é totalmente dependente da maturidade de transformação digital da empresa. Quanto mais imatura digitalmente, menos impactante e transformador será a aplicação da IA na empresa.

É necessário avaliar quanto o Marketing pode ser transformador para a organização como um todo. Podemos pensar na IA apenas entregando uma experiência melhor no atendimento ao cliente ou realmente mudando o negócio. Essa é uma conversa que merece uma discussão exclusiva. Por fim, a pesquisa segmentou a base e conversou com os CMOs de maior sucesso na introdução de IA em suas organizações. Eles apresentaram 4 recomendações:

  • Dê espaço para a inclusão de soluções de IA na sua estratégia de transformação digital

Ao em vez de considerar a iniciativa cognitiva como uma iniciativa isolada, os CMOs devem considerá-la como um componente importante da estratégia de Transformação Digital

  • Desenvolva skills de negócio no time de marketing e não somente skills digitais e de análise de dados

Com a introdução da tecnologia cognitiva, o marketing precisa de profissionais capazes de discernir implicações de negócios a partir de ideias cognitivas. É necessária uma perspectiva ampla da estratégia da empresa e das engrenagens do negócio. Skills de tomada de decisão são fundamentais.

  • Considere a IA como uma oportunidade de ouro para colaboração e inovação

A implementação de soluções cognitivas exigirá uma nova forma de pensar no relacionamento e atendimento aos clientes, implicando em um forte alinhamento das áreas de marketing, vendas, serviço ao cliente, cadeia de suprimentos, desenvolvimento de produtos, RH, treinamento, operações e finanças. É uma oportunidade única de alcançar inovação através de novos conceitos e processos.

  • Comece pequeno, se necessário – mas comece

Executivos temem que a mudança para o mundo cognitivo implique na substituição radical de ferramentas e processos relacionados à análise de dados e experiência de clientes. Construir um business case para mudanças nessa escala é assustador. A melhor estratégia é começar pequeno, assim é possível aproveitar os benefícios de uma solução cognitiva e estudar a melhor forma de expansão. Mais da metade dos Outperformers já iniciaram sua mudança.

Conclusão

Para fechar essa conversa, vamos concluir com 3 mensagens básicas, que são ensinamentos obtidos em cima da minha experiência nos últimos anos com IA:

  • Não espere e não fique olhando. Entre nisso rapidamente; experimente. A inteligência artificial saiu da ficção científica e virou realidade.
  • Pense na IA como um elemento de disrupção dentro da empresa. A introdução da IA incomoda, gera desconforto e provoca reações incríveis na capacidade de inovação e transformação do negócio.
  • A IA tangibiliza o Big Data para valer. Todos falamos o tempo todo em Big Data. Encare a IA como o caminho para transformar o Big Data em real valor para o seu negócio.
Fonte: Mauro Seguro – Diretor de Marketing da IBM Brasil

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