Tenbu Self Analytics Blueprint

Obter o total valor dos dados significa capacitar todos os colaboradores para tomar melhores decisões e isso não poderá ser feito somente com a implementação de uma tecnologia; deve existir um curso bem definido para direcionar a transformação organizacional moldada aos dados.

A Tenbu apresentará nesse documento 5 ofertas de trabalho que têm como objetivo fornecer planos, recomendações e diretrizes concretas ao que tange os fundamentos críticos de um ambiente self-service bem estruturado para formação de organizações de sucesso movidas por dados.

Abordaremos também os principais recursos e o processo de capacitação de usuários, auxiliando os envolvidos a construir uma mentalidade orientada a dados próspera para a valorização do negócio.

A oferta contempla 5 pilares para a estruturação de um ambiente funcional movido a dados, sendo eles:

:: Treinamentos e Boas Práticas;
:: Esteira Ágil e Infraestrutura;
:: Data Preparation e Citizen Data Scientist;
:: Comunidade Ativa e Engajada;
:: Governança de Dados e Segurança.

FLUXO RECOMENDADO DE UM AMBIENTE DE SELF ANALYTICS

Este documento te guiará passo a passo na jornada orientada a dados. Ele fornece planos concretos, recomendações e diretrizes em todo fluxo de trabalho, dos quais transformarão os processos repetitivos em recursos essenciais. Esses documentos guiam você através de pontos-chave de decisão com um processo comprovado de quatro etapas:

Esteira Ágil e Infraestrutura

  • Desenvolvimento
  • Monitoramento
  • Manutenção

Treinamentos e Boas Práticas

  • Educação
  • Medição
  • Boas Práticas

Comunidade Ativa e Engajada

  • Comunicação
  • Engajamento
  • Suporte

Data Preparation e Citizen Data Scientist

  • Preparação
  • Disponibilização
  • Refinamento

1. Preparação
A preparação de dados é o processo de reunir, combinar, estruturar e organizar dados para que possam ser usados em aplicações de Business Intelligence (BI), Analytics, Visualização de dados e Construção de Modelos Preditivos.

2. Descoberta
Reúna informações e perspectivas de patrocinadores e Stakeholders sobre sua arquitetura corporativa, uso de dados e análises entre as equipes e capacidade analítica existente e necessária.

3. Governança
Defina controles, regras e um processo cíclico para tornar os dados necessários disponíveis para as pessoas corretas.

4. Implementação
Estabeleça um processo cíclico que envolva os três principais fluxos de trabalho: instalação e configuração de software, preparação de usuários e ativação da comunicação.

5. Evolução
Monitore a utilização da plataforma, avalie o engajamento do usuário e hospede atividades visando promover e apoiar o crescente uso de dados e análises.

Transformar como sua empresa toma decisões todos os dias não é tarefa fácil, mas incorporar dados e análise em ciclos de tomada de decisão é como você verá o impacto mais transformador em sua organização.

Atingir esse nível de transformação requer uma abordagem deliberada e holística, desenvolvendo sua prática de análise. É nessa transformação que a Tenbu irá apoiar em todas as vertentes.

Módulo 1 - GOVERNANÇA DE DADOS

De diretrizes suaves a limites firmes para o uso de ferramentas atuais de visualização, as organizações precisam criar seus próprios modelos de governança que atendam as políticas e procedimentos internos para se adequar às necessidades gerais de negócios.

Os modelos de governança de sua organização deverão englobar os processos de gerenciamento de dados, conteúdo, das pessoas que possuem o conhecimento necessário, e cumprir os controles estabelecidos. É necessária uma abordagem iterativa para se adaptar aos novos requisitos de negócio, como aumentar a adoção e engajamento do usuário em toda a organização.

Grupos de usuários e controle de acessos: A Tenbu oferece apoio à criação de grupos de usuários com o propósito de garantir a integridade e autenticidade dos dados incluídos no relatório. Exemplo: o grupo de usuário de “Analistas” não consegue ver a informação de “Gerentes”.

Fontes certificadas: Oferecemos apoio na construção da arquitetura que sustente a utilização de fontes certificadas com o intuito de garantir uma única versão oficial.

Camada SandBox: Um sandbox é um ambiente isolado de descobertas que permite aos usuários executar suas análises sem afetar os indicadores produtivos da empresa. Desse modo, conseguimos incentivar as descobertas sem que as informações oficiais sejam comprometidas.

FLUXOS PARA GOVERNANÇA DE DADOS

FLUXO DIRETO:

Focado em empresas que possuem uma maior maturidade no fluxo de dados, deixando o analista e o usuário de negócio com maior poder e liberdade para a geração de insights.

FLUXO RESTRITO

Pensado para empresas que estão iniciando sua jornada de Analytics. Nela, o fluxo e a liberação de dados são bem mais controladas, para que se possa garantir a integridade dos dados e a segurança da informação.

O que a Tenbu entrega:

A proposta de serviço da Tenbu abrange as seguintes frentes para essa oferta:

  • Criação de um ambiente governado, desde a estrutura de publicação com SandBox e Ambiente Produtivo, até a criação dos grupos de acesso;
  • Documentação visando a implantação cultural de utilização de dados, como apoio no dicionário de dados e fluxo de utilização da ferramenta.

CASO DE USO - GOVERNANÇA DE DADOS

A Tenbu foi contratada para configurar e disponibilizar um ambiente completo de Self Analytics na Hidrovias do Brasil, uma empresa de soluções logísticas integradas, nascida a partir de uma startup financiada pelo Fundo de Investimentos Pátria, visando propor a melhor solução logística em parcerias de médio e longo prazo.

Estruturamos um ambiente com níveis de acessos personalizados, com um fluxo de publicação intermediário, entre o fluxo direto e o fluxo restrito, bem como toda uma camada de SandBox para descobertas, não influenciando os indicadores “oficiais” da empresa.

(Estrutura de pastas oficiais e seus “SandBox” para o controle de publicações.)

Módulo 2 - AMBIENTE DE IMPLANTAÇÃO ÁGIL

A implantação ágil é um processo iterativo e repetitivo que começa com o estabelecimento de uma arquitetura de linha de base para uma plataforma de servidor segura, estável e confiável. Este fluxo de trabalho é focado na implantação, monitoramento e manutenção, que normalmente são liderados pela TI, dependendo fortemente da compreensão estratégica e dos requisitos de negócio.

Desenvolvimento de Dashboards: Utilizaremos nossa fábrica para o desenvolvimento dos dashboards, destinando-os a uma esteira ágil e utilizando os recursos necessários.

Storytelling com dados: Utilizaremos nossa fábrica para o desenvolvimento de painéis interativos que facilitem o entendimento dos dados e disseminem o conhecimento através de cenários bem definidos que proporcionam verdadeiras narrativas sobre dados, tudo isso em esteira ágil utilizando os recursos necessários.

Data Stream: Utilizaremos nossa fábrica para o desenvolvimento de fluxos de dados em stream para acompanhamento de metas, OKRs, KPIs, indicadores de medição etc.

Boas Práticas de Desenvolvimento: Utilizaremos das boas práticas de desenvolvimento de dashboards, tanto na parte técnica quanto na parte visual, buscando a melhor performance e usabilidade possíveis para cada fonte de dados.

Monitoramento: O monitoramento proativo contínuo é necessário para operar e dar suporte à sua implantação em escala e atender às expectativas de desempenho de sua comunidade de usuários, à medida que mais e mais usuários são incorporados e o uso de análises cresce em toda a organização. Sem monitoramento, uma área pode ser atendida com recursos inadequados que não suportam a carga de trabalho de usuários altamente envolvidos.

Manutenção e Melhorias: A Tenbu prestará toda manutenção necessária para o seu ambiente de Analytics. Faremos desde melhorias solicitadas pelos clientes, até uma proposta para desenvolvimentos alinhados à necessidade da área de negócios.

Tenbu Data Analytics Canvas: Metodologia Tenbu para organização e visibilidade de cada entrega e objetivos traçados.

(Canvas de Desenvolvimento de Analytics Tenbu)

Administração de Ambiente: Garantimos toda administração do seu servidor de Visualização de Dados, em itens como sincronização com seu Active Directory, rotinas de backup e restore, manutenção do DataBase, testes de carga, planejamento de capacity, gerenciamento de recursos e atualizações.

O que a Tenbu entrega:

A Tenbu oferta os pontos abaixo:

  • Uma esteira de desenvolvimento ágil em fábrica, de prontidão para atender as necessidades do cliente de forma direcionada e personalizada;
  • Toda a gestão das atividades, bem como a garantia da qualidade de entrega, será validada pela nossa equipe interna. Nossos squads são compostos por gerente, líder técnico, equipe de desenvolvimento e célula de QA (Quality Assurance);
  • Servidor administrado por uma equipe especializada, garantindo o pleno funcionamento e disponibilidade dos dados.

Grandes decisões demandam
análises mais inteligentes

Implementamos soluções para o apoio à tomada de decisão
com base em análise de dados.

Módulo 3 - PROFICIÊNCIA ANALÍTICA

Este fluxo de trabalho é focado na educação e empoderamento do contratante perante aos seus dados, aplicando materiais estruturados e personalizados pela Tenbu para cada cliente, com treinamentos a fim de engajar a equipe de utilizadores e analistas, aumentando a capacitação na geração de descobertas em sua organização através de melhores práticas.

Educação: Uma pessoa que conhece o negócio tem o contexto e pode perceber todo o potencial dos insights para fazer coisas poderosas com seus dados. Mas ter uma ferramenta e acessar dados não é suficiente; as organizações precisam garantir que seus colaboradores estejam preparados para usar as ferramentas à sua disposição com eficácia.

A Tenbu desenvolve recursos como: materiais de cursos em PDF e treinamentos personalizados para nossos clientes, com ministração de cursos focados no portifólio escolhido para habilitar desde consumidores, até criadores de conteúdo, em todo o fluxo de trabalho do Modern Analytics.

Boas Práticas e Padrões de Desenvolvimento: Utilizar as práticas recomendadas de visualização de dados permite aos usuários diretrizes, padrões e processos para a descoberta, interpretação e apresentação de dados. Além das práticas recomendadas comuns listadas aqui, considere as práticas adicionais específicas da sua organização.
As boas práticas de visualização definidas pela Tenbu em conjunto com os padrões de desenvolvimento interno são fundamentais para a produção de dashboards informativos. Um painel é bem-sucedido quando as pessoas podem usá-lo facilmente para obter respostas.

Os painéis devem ter elementos interativos que sejam detectáveis e previsíveis, sigam um layout lógico e sensato, e tenham um design simplificado que facilite as decisões complexas. É importante não presumir que as pessoas sabem automaticamente o que é preciso para se comunicar de forma clara e eficaz com os dados.

Audiência: As melhores visualizações têm um propósito claro e funcionam para o público pretendido. É importante saber o que você está tentando dizer e a quem você está dizendo. Certifique-se de que suas exibições incluam um contexto, títulos, legendas, unidades e comentários que ajudam o público a entender melhor sua visualização de dados.

Escolha de gráfico: As opções de gráfico devem depender da pergunta que você está tentando responder ou de um insight específico que você está tentando comunicar. Há quase sempre um trade-off envolvido, com diferentes tipos de gráficos, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens. Você deve sempre se perguntar se o tipo de gráfico escolhido transmite melhor a mensagem que está tentando compartilhar e se ela pode ser facilmente compreendida pelo público.

Layout: Como o público “lê” seu painel não é uma consideração trivial. O objetivo do painel é ajudar a guiar o olhar do leitor com visualizações coordenadas e contar a história de cada insight.

Cores: É a primeira coisa que notamos e pode destacar imediatamente insights específicos ou identificar outliers, mas não é um recurso de design ilimitado. Usar a cor com eficácia é fundamental para produzir visualizações de dados de qualidade, um aspecto-chave para incorporar aos seus padrões. O uso correto da cor é essencial para produzir histórias de dados coerentes e impactantes.

Títulos e legendas: Títulos são uma maneira fácil de tornar seu painel mais fácil de entender para o público. Pode-se adicionar mais contexto com legendas que descrevem como interagir com a planilha ou o painel.

Dicas de Ferramentas: As dicas de ferramentas orientam o público, destacando informações importantes. Também ajudam a economizar espaço e a organizar o painel para que os espectadores possam se concentrar em coletar insights ao em vez de interpretar a visualização.

Fontes: Tipografia é importante. Pode ser tentador usar muitos tipos e tamanhos de fontes em um painel, mas não faça isso; defina uma hierarquia clara para sua tipografia.

Conte histórias com dados: Para muitas pessoas, inserir dados em uma ferramenta de Business Intelligence ou Excel e criar um gráfico a partir deles define a visualização de dados. Essa prática, em grande parte das vezes, acaba dificultando o entendimento real da informação que precisa ser absorvida e em alguns casos mais graves pode ainda impossibilitar o consumo da informação, gerar dúvidas ou assimilações erradas sobre o tema. A Tenbu irá colaborar para que os seus próximos desenvolvimentos contem verdadeiras histórias com dados. Junto às boas práticas citadas acima, é importante levar em consideração alguns fatores para a criação de visualização de impacto, que façam números e o negócio entrarem em harmonia passando as devidas sensações ao consumidor.

São eles:
➔ Entenda o contexto
➔ Escolha uma apresentação adequada
➔ Elimine a saturação
➔ Foco onde deseja
➔ Pense como um designer

O que a Tenbu entrega:

A Tenbu oferta os pontos abaixo:

  • Treinamento presencial com material didático personalizado visando o aprendizado na utilização da ferramenta de Self Analytics de sua empresa;
  • Treinamento presencial com material didático personalizado visando as boas práticas de desenvolvimento, bem como onde e de que maneira utilizar cada tipo de gráfico e suas formatações.

Módulo 4 - DATA PREPARATION E CITIZEN DATA SCIENTIST

A Tenbu apoia em uma das fases mais importantes da criação analítica. Muitas vezes, os dados necessários para o desenvolvimento de análises visuais, apesar de disponíveis, não estão prontos para o seu desenvolvimento em específico.

Não são raras as vezes em que os dados não se encontram centralizados em um único repositório ou que ainda precisam de pequenos processos de Data Quality ou de Data Engineering para promover a união entre tabelas, limpeza de valores nulos, etc.

Nessas situações, as ferramentas de Data Preparation serão fundamentais para a preparação da sua camada semântica e, com elas, colaboradores capacitados para o auto consumo, seja para um Self Service Analytics ou um Citizen Data Scientist.

Data Preparation: Utilizaremos nossa fábrica para o desenvolvimento de bases de dados certificadas, destinadas a uma esteira ágil, utilizando das melhores práticas de desenvolvimento e adotando as tecnologias líderes de mercado, priorizando seu desenvolvimento de acordo com a criticidade do tema.

Disponibilização Otimizada: Focando em trazer mais facilidade e agilidade ao consumo direcionado e assertivo das informações, iremos garantir a disponibilidade dos dados de forma segura, prática e customizada para a necessidade do negócio.

O que a Tenbu entrega:

A Tenbu oferta os pontos abaixo:

  • Dados refinados e prontos para o consumo específico, definido pelo analista ou usuário de negócio avançado (Citizen Data Scientist);
  • Ferramentas e estruturas propícias para a criação de data models pelos próprios consumidores da informação.

Módulo 5 - COMUNIDADE USUÁRIA ATIVA E ENGAJADA

O objetivo é engajar seus usuários e torná-los mais ativos, desde as descobertas de indicadores importantes, até o consumo de informações para a tomada de decisão.

Comunicação e Engajamento: A Tenbu disponibilizará periodicamente palestras e webcasts referente a temas de destaque para que os clientes possam estar ligados nas novidades do mercado, desde tendências, casos de sucesso, até aplicações em áreas de negócio específicas.

Suporte: A Tenbu disponibilizará um canal de comunicação direto com o cliente para sanar todas as dúvidas e auxiliar sempre que possível, em um estilo fórum. Desse modo, a equipe de analistas não ficará sem respaldo durante algum tipo de desenvolvimento. Através desse canal, até requisições de proposta de serviço poderão ser solicitadas de forma ágil e direta.

O que a Tenbu entrega:

Esta oferta prevê:

  • Canal direto de comunicação com as pessoas chave delimitadas pelo cliente para agilidade na comunicação e no suporte;
  • Todos os eventos online serão compartilhados com nossos clientes para que possam se manter atualizados com as novas versões.

Cases

Caso de Sucesso – Banco Votorantim

Saiba como o Banco Votorantim melhorou sua eficiência de processos, uma vez que utilizou o crescimento e integração de dados confiáveis ​​em vários sistemas, utilizando as soluções da IBM, tendo a Tenbu Information Management para implementar uma plataforma de integração de dados.

Artigos

Artigos Relacionados

Downloads

Datasheet

Como te ajudamos

Implementamos soluções para o apoio à tomada de decisão
com base em análise de dados.