A Transformação Digital Como Vantagem Competitiva

transformacao-digital

transformação digital está em voga há mais de uma década, dentro e fora das corporações, ganhando cada vez mais destaque como uma estratégia eficaz para impulsionar os negócios em todas as suas camadas. Quando se pensa no conceito de transformação digital, é muito comum associá-lo como inovação por meio da integração de novas tecnologias. Contudo, isso não quer dizer que se transformar digitalmente é necessariamente se equipar com dispositivos e ferramentas tecnológicas.  

Inovar para impulsionar os negócios vai muito além da adoção de tecnologias. Significa provocar mudanças profundas nas empresas, tendo em vista que a rotina organizacional engloba colaboradoresprocessos e tecnologias. Se transformar digitalmente é uma jornada de mudanças organizacionais direcionadas pelo ritmo acelerado dos negócios nesta era pós digital. Afinal, a mudança digital, acima de tudo, envolve pessoas e não apenas softwares e/ou algoritmos. 

Neste conteúdo, mostraremos os erros comuns cometidos por empresas que tentam se transformar digitalmente sem entender que essa jornada engloba mais do que somente uma tecnologia de ponta. Também mostraremos o que é preciso para adotar a transformação digital com eficiência e agilidade

Fuja Dos Erros na Transformação Digital 

Como dito logo no início do conteúdo, é muito comum empreendedores, gestores e líderes associarem transformação digital com adoção de tecnologias. Este raciocínio leva muitas empresas a prejuízos e perda de desempenho operacional. Veja quais as principais ações equivocadas na transformação digital: 

1) Negar a necessidade desse processo 

O primeiro grande erro é negar a necessidade de se transformar. É possível que um negócio tenha sucesso em seus moldes tradicionais de operações, no entanto, o mundo não para de evoluir e em pouco tempo se tornará fundamental estar equipado tecnologicamente e cultivar métodos, tendências e comportamentos inovadores. 

Isso porque, a cada dia que passa, o acesso à informação e tecnologia está cada vez mais democratizado. Se você não entrar no jogo de inovação, seus concorrentes entrarão e tem muita coisa que não dá para acompanhar sem se transformar digitalmente. Portanto, se você pensa que não é necessário fazer parte da transformação digital no mundo, terá problemas em breve. 

2) Tratar transformação digital como projeto de tecnologia  

Quando uma organização mergulha em sua jornada de transformação digital tratando-a como um projeto de TI, muito provavelmente o resultado não será um sucesso. Mesmo a tecnologia sendo um fator essencial para a transformação, ela é apenas uma ponte para a inovação dos negócios

O sucesso da transformação digital de uma empresa depende da mudança na mentalidade corporativa em conjunto com a mudança das tecnologias já utilizadas por ela. Isso quer dizer que são necessárias mudanças comportamentais que estimulem uma mentalidade inovadora e estratégica em todos os níveis da organização. 

Por isso, apesar de essencial, é preciso deixar de focar apenas em tecnologias e se concentrar nas necessidades do negócio para entregar o que os clientes buscam. É fundamental questionar as decisões de clientes e usuários, qual o ponto de partida desta jornada, seu destino e o porquê desse destino ser o melhor objetivo para a empresa. Só depois de determinar todos esses pontos é que se inicia a busca de tecnologias que se adequam à realidade, necessidades e objetivos da corporação.  

3) Não promover uma cultura de transformação digital que envolva toda a empresa 

Já foi dito aqui que a transformação digital está ligada às pessoas, antes de qualquer adoção de tecnologias. Uma jornada do cliente bem definida, processos dirigidos por tecnologias, criação de times multifuncionais, um grande investimento em tecnologia para corrigir fatores problemáticos e dar resposta ao cliente em tempo real, sem dúvidas é um grande começo. 

Entretanto, de nada adianta introduzir tudo isso se os colaboradores continuarem a desenvolver suas rotinas e se comportar do mesmo jeito de sempre. Para que a transformação digital se torne uma vantagem competitiva e um meio de inovação dentro da empresa, é vital treinar as equipes, explicar quais os motivos da transformação, de que forma ela pode ajudá-los em seu dia a dia, além de perguntar quais os pontos problemáticos que eles enfrentam em seu cotidiano de trabalho. 

Também é fundamental instruir os usuários finais desde o início para que eles possam encontrar as soluções que procuram nos dados e ter suas necessidades atendidas. Para isso, é preciso investir em treinamento e dar suporte após a implantação de novas ferramentas, garantindo que elas sejam utilizadas da melhor forma e com segurança.

A Inovação Como Fator de Competitividade 

Transformar digitalmente é um processo diretamente ligado à cultura de inovação. Inovar é um processo de desenvolvimento de novas técnicas para obter resultados únicos e se diferenciar do comum. A transformação digital entregou uma realidade de aprimoramento contínuo de tecnologias, ferramentas, metodologias e práticas, ou seja, o que é tendencioso e eficaz hoje pode ser inadequado ou até obsoleto amanhã. Não se trata de se transformar simplesmente, mas sim de uma transformação contínua impulsionada por inovação e tecnologia.  

Assim, é fundamental após a implementação, trabalhar para que toda a organização passe por melhorias constantes, visando se tornar cada dia mais rápida, eficiente e acompanhar as novas transformações do mundo social e corporativo. Caso contrário, será um investimento enorme de tempo e dinheiro para ficar atrás dos concorrentes. Afinal, a transformação digital é para todos, cada dia uma nova tendência surge e, se não forem acompanhadas, o que parecia novo hoje pode ser velho e ineficaz amanhã.    

A inovação se transforma num fator de competitividade, porque é uma forma de estar à frente da concorrência e conquistar os olhos do público. Assim como você, seus concorrentes também estão de olho ou já aderiram à transformação digital. Além disso, os consumidores sempre buscam por novidades e, mesmo que seus serviços estejam atualizados, a busca pelo novo quase sempre vem à frente da busca pelo comum. 

A inovação organizacional permite a otimização contínua de processos, ganho de eficiência, novos leques de oportunidades de negócio e parcerias. Adotar uma cultura inovadora, aberta para novas visões e que entende a necessidade de upgrades contínuos quando se trata de tecnologia e processos, é fundamental para se manter atualizado, na frente dos concorrentes e pronto para se adequar às novidades que surgem todos os dias

Adote a Transformação Digital em Sua Empresa

Agora que você conhece os erros no processo de transformação digital e sabe porque a inovação é um fator de competitividade, chegou a hora de saber como adotá-la. Acompanhe o que é essencial nesse processo: 

  • Focar no planejamento estratégico da empresa, já que a transformação digital vai além de softwares e tecnologias; 
  • infraestrutura é responsável por sustentar as novas tecnologias, sendo indispensável investir em softwares, equipamentos, armazenamento em nuvem e ferramentas de cloud computing para lidar com o volume de informações; 
  • Buscar por um parceiro para alinhar o planejamento estratégico e definir que tipo e porte de infraestruturas são necessários para seu negócio; 
  • As lideranças precisam de mudanças no mindset de gestão para identificar pontos e conseguir inovar e evoluir efetivamente; 
  • Toda a gestão deve entrar num consentimento sobre os objetivos da empresa como um todo, ter clareza dos entraves burocráticos que bloqueiam o crescimento e entender até que ponto a organização está disposta a mudar seu modo de agir. 

Como você pode observar, a transformação digital de uma empresa é um processo que afeta todos os níveis e que não pode acontecer por conta própria. É crucial ter o apoio de parceiros especialistas no assunto para que a organização comporte as mudanças e se torne um meio de inovação. É o caso da Tenbu, que possui ampla experiência em projetos personalizados de transformação digital. Os benefícios são inúmeros, desde que tudo seja preparado com antecedência e com a expertise necessária para transformar a empresa de uma maneira positiva.

Converse com um de nossos especialistas e descubra como levar a transformação digital para dentro de sua empresa de modo eficiente! 

Compartilhar conteúdo