Visão 360 de Clientes

Entender a jornada do cliente, vem se tornado uma necessidade cada vez mais presente nas empresas.

Dentro do processo de construção de visão integrada de cliente, alguns fatores são de extrema importância como a qualidade das informações, governança sobre os dados, agilidade para tomada de decisão, normas reguladoras como a LGPD, entre outras.

Por isso, é importante que sua empresa tenha uma parceira para suportar essa jornada e pensar em todos os requisitos para o gerenciamento dos dados mestres (MDM), acelerando o processo de transformação digital, engajamento e experiência do cliente.

Visão 360 de Clientes

Entender a jornada do cliente, vem se tornado uma necessidade cada vez mais presente nas empresas.

Dentro do processo de construção de visão integrada de cliente, alguns fatores são de extrema importância como a qualidade das informações, governança sobre os dados, agilidade para tomada de decisão, normas reguladoras como a LGPD, entre outras.

Por isso, é importante que sua empresa tenha uma parceira para suportar essa jornada e pensar em todos os requisitos para o gerenciamento dos dados mestres (MDM), acelerando o processo de transformação digital, engajamento e experiência do cliente.

Abaixo destacamos alguns benefícios qualitativos que podem ser alcançados:

  • Melhorar a eficácia das campanhas de marketing;
  • Maior número de indicadores para qualificar os clientes;
  • Melhoria de autoatendimento / experiência dos clientes;
  • Maior capacidade de realizar diagnósticos relacionados a carteira de clientes em todas as dimensões do negócio;
  • Criar Visão Única dos clientes;
  • Melhoria da imagem de marca;
  • Reduz o tempo do ciclo de introdução de novos produtos / ofertas direcionadas;
  • Redução de evasão de clientes;
  • Criar um crescimento sustentável de clientes;
  • Tratamento diferenciado a clientes por categoria.

Hoje, o uso de software como serviços (SaaS) ajuda a acelerar as implementações de projetos e ainda traz benefícios para seu negócio, como por exemplo:

  • Economia na administração da solução;
  • Atualização automática;
  • Inteligência artificial para apoiar no processo de unificação dos clientes;
  • Alta disponibilidade;
  • Escalabilidade para novas demandas.

Grandes decisões demandam
análises mais inteligentes

Implementamos soluções para o apoio à tomada de decisão
com base em análise de dados.

VISÃO 360 DE PRODUTOS

Com um mercado cada vez mais competitivo, prover uma experiência melhor para seus clientes ajuda na fidelização e aumento das vendas recorrentes. A gestão de dados de produtos possui duas linhas de trabalho, sendo a primeira o PIM (Product Information Management ou Gerenciamento das Informações de Produtos) e a segunda o MDM de produtos (Product Master Data Management ou Gerenciamento de Dados Mestres de Produtos).  

Olhando para a visão do PIM, ele trabalha com o gerenciamento de dados de produtos, padronizando e distribuindo as informações com qualidade, garantindo a entrega dos dados para o marketing e canais de vendas. A solução de PIM otimiza os fluxos de trabalho por ser orientado a processo e colaboração para gestão de conteúdo, o que facilita o uso pelos usuários. 

As principais funções e benefícios do PIM são: 

  • Simplificar a colaboração de conteúdo de produtos, interna e externamente (com parceiros, fornecedores etc.);  
  • Automatizar os fluxos de trabalho de gerenciamento e aprovação de informações de produtos;  
  • Acelerar o tempo de chegada ao mercado para novos produtos;  
  • Melhorar os recursos omnichannel;  
  • Oferecer uma experiência de produtos atraente em todos os pontos de contato;  
  • Publicar conteúdo consistente, relevante e localizado do produto; 
  • Abastecer qualquer canal com as informações corretas de produtos; 
  • Expandir o alcance de vendas e marketing em novos canais;  
  • Aumentar as vendas por meio de: 
  • Informações de produtos e ativos digitais valiosos e completos;  
  • Experiência e fidelidade do cliente, graças ao conteúdo confiável e relevante de produtos;  
  • Melhores oportunidades de venda cruzada e venda ampliada;  
  • Taxas e margens de conversão mais altas;  
  • Trocar dados de produtos de modo seguro por meio de pools de dados. 

Já com o MDM de produtos, temos a visão confiável dos dados através do uso de técnicas de qualidade e integração de dados, gerenciamento de processos e segurança. Com as boas práticas implementadas, as aquisições de produtos e fornecedores se tornam mais fáceis e rápidas.

O enriquecimento dos dados dos produtos baseados em fontes de fornecedores externos também ocorre de forma fácil e rápida. 

Abaixo, listamos alguns benefícios da implementação do um MDM de produto: 

  • Acessar uma visão 360 º confiável dos dados de produtos em toda a organização; 
  • Evitar atrasos no lançamento de produtos;  
  • Melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos;  
  • Permitir uma rastreabilidade rápida da cadeia de suprimentos;  
  • Interromper a perda de receita devido à falta de estoque;  
  • Reduzir a deserção de clientes por causa do mau atendimento; 
  • Reduzir níveis de inventário;  
  • Possibilitar ambientes ricos de relatórios e análises para fornecer decisões orientada a dados; 
  • Consolidar dados de produtos de diferentes sistemas; 
  • Aprovar relacionamentos (matéria-prima e fornecedor, produtos acabados e regiões de vendas);  
  • Obter ROI máximo de Fusão e Aquisição ao simplificar a consolidação de dados corporativos para coordenação mais rápida.  
  • Usar dados precisos (big e small data) de produtos em suas análises para melhor identificação de oportunidade e valor aprimorado; 
  • Impulsionar a eficiência nos negócios e o desempenho de TI ao automatizar a criação de perfil de dados, a descoberta, limpeza, padronização, enriquecimento, correspondência e fusão em um único repositório central; 
  • Compartilhar e gerenciar dados mestres de produtos de modo estratégico e seguro entre funções, canais, linhas de negócios, regiões e aplicativos.

Como te ajudamos

A Tenbu pode ajudar sua empresa a encarar esse desafio realizando um assessment para entendimento dos requisitos e necessidades de negócio, apoiando desde a escolha de software até a implementação do projeto.

Para ajudar na decisão estratégica do projeto, estruturamos um Business Case em conjunto, elencando os benefícios e ganhos de receita que a solução trará para a sua empresa.