Visão Integral de Negócios Gera Necessidade Rápida às Empresas

Visão integral de negócios

Muito se fala de Big Data e Analytics, no entanto, a alta quantidade de dados disponíveis atualmente às empresas não é, necessariamente, totalmente benéfico. Quanto maior a quantidade de dados, maior a necessidade de aparatos tecnológicos e analíticos que tenham a capacidade de realizar a mitigação correta dos dados. Ou seja, o volume de dados só se torna um benefício quando a empresa sabe como capitalizar essas informações. Ter uma empresa voltada a dados (Data Driven) exige a realização de diversas ações pontuais visando, além da implementação de soluções tecnológicas efetivas, a educação dos colaboradores para que entendam as necessidades e sensibilidades de tais informações.

Digitalização

Estabelecer objetivos focados na digitalização e uso competitivo das informações exige que cada projeto tenha seu requisito específico delineado. Para tal, os tomadores de decisões podem se apoiar em metodologias que minimizem o tempo e risco de entrega, com uma gestão estruturada dentro de situações que tenham uma demanda estabelecida em cada necessidade específica do negócio. Tendo isso em mente, é válido ressaltar que processos atrelados à cultura ágil normalmente trazem um retorno maior do que o esperado, com soluções que influenciam na melhor utilização dos dados e no mindset das empresas que incorporam gerenciamento suficiente de projetos.

O encorajamento do pensamento disruptivo em prol de uma solução já objetivada permite um olhar diferente do tradicional, que aumenta as condições de adaptabilidade com a realidade do mercado. Isso faz com que a transformação digital vá além de novas tecnologias e seja um movimento de mudança sobre o pensamento integral das organizações, agindo desde a coleta de dados, até a tomada de ações, promovendo entregas que aumentam a competitividade.

Capacite os Colaboradores no Entendimento dos Dados e Usabilidade de Tecnologias

A necessidade de aprimorar o uso de dados e a relação interpessoal a partir deles deve ser resolvida antes mesmo da implementação das soluções tecnológicas, pois mexe diretamente com a cultura da empresa. Fazendo isso, a empresa consegue oferecer serviços, produtos e soluções mais alinhadas às necessidades reais da sociedade, mas que também tragam retorno em cada decisão tomada.

Para a tecnologia, o ideal é implementar projetos de modernização multidisciplinares, cuja colaboração entre os diferentes departamentos da empresa consiga ser efetiva para realizar entregas frequentes e de qualidade, aumentando a percepção sobre as reais necessidades do negócio e dos problemas a serem resolvidos durante todo o processo. Já para os colaboradores, o uso de processos da cultura ágil, desde que adequados à realidade da empresa, incentivam a criação de novos hábitos e valores focados na transformação digital, com mais autonomia e responsabilidade por parte dos envolvidos nos projetos.

Comece Sua Jornada Data Driven

Se a sua empresa já está engajando nas atividades acima, então temos uma boa notícia: a Jornada Data Driven já foi iniciada! Conforme a organização vai lapidando seus dados, tendo confiança de que eles são seguros e atualizados, novas oportunidades vão surgindo. Para isso, é necessários utilizar ferramentas que comportem a estrutura de dados, bem como pessoas que saibam utilizá-las. Tudo isso e muito mais faz parte de uma Jornada Data Driven de sucesso!

Compartilhar conteúdo